Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3793
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Portella, Fabiani Ortiz | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718347D1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mosquera, Juan José Mouriño | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:43Z | - |
dc.date.available | 2007-04-12 | - |
dc.date.issued | 2007-01-17 | - |
dc.identifier.citation | PORTELLA, Fabiani Ortiz. Aprendizagem e formação da mulher adulta universitária : uma perspectiva histórica, social e psicopedagógica. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3793 | - |
dc.description.resumo | O propósito desta dissertação é investigar a aprendizagem e formação da mulher adulta universitária na perspectiva histórica, social e psicopedagógica, evidenciada no decorrer da vida acadêmica, de algumas mulheres adultas universitárias, educadoras leigas, que realizam sua formação pedagógica, com vistas à qualificação profissional. Para tanto, investigou-se de que forma se concretizou o processo de aprendizagem e formação das mesmas, a partir da trajetória de cada uma das participantes selecionadas. Isto posto, optou-se pelo estudo de caso como estratégia de pesquisa, abrangendo vinte e duas (22) acadêmicas de uma turma do Curso de Pedagogia de Educação Infantil. O estudo de caso aconteceu com nove (9) alunas. A análise da história da aprendizagem e formação das mulheres participantes do estudo ocorreu através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas e coleta de dados de diferentes fontes. Os resultados obtidos revelam que a formação universitária representa uma oportunidade necessária para que as mulheres adultas possam conquistar ou manter um espaço profissional. Assim, a pesquisa serve para abrir espaços para os estudos que busquem dar lugar às mulheres, que encontram enormes dificuldades para terem acesso ao ensino superior, devido às dificuldades das mais variadas ordens, típicas da realidade vivenciada pelas educadoras populares brasileiras | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388462.pdf: 748139 bytes, checksum: 3f80ca7b414cebb0856b6610352993b4 (MD5) Previous issue date: 2007-01-17 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12789/388462.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MULHERES - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | FORMAÇÃO PROFISSIONAL - MULHERES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Aprendizagem e formação da mulher adulta universitária : uma perspectiva histórica, social e psicopedagógica | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
388462.pdf | Texto Completo | 730.6 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.