Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3775
Document type: Tese
Title: Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano
Author: Gessinger, Rosana Maria 
Advisor: Grillo, Marlene Correro
Abstract (native): O presente trabalho inserido na Linha de Pesquisa Ensino e Educação de Professores, de cunho qualitativo, tem por objetivo narrar a trajetória de reconstrução de uma escola que está conseguindo, gradativamente, tornar-se inclusiva, ou melhor, aberta às diferenças de alunos. Conta-se essa história com o grupo de professoras que dela fazem parte, tendo como suporte as idéias sobre investigação narrativa de Clandinin e Conelly (2000), Ferraço (2003), Arnaus (1995), entre outros. Recorre-se à metáfora de rede para, junto com as professoras e com os teóricos que fundamentaram este trabalho, tecer conhecimentos que permitiram a construção da tese: É possível romper com a lógica da exclusão, abrindo-se a escola às diferenças. Para isso foi necessária uma ruptura consciente e coletiva, gerando mudanças de várias ordens: um movimento de formação continuada, marcado pela inclusão voluntária e compreensiva dos professores para atender às exigências de uma nova situação; mudanças nas concepções pessoais e pedagógicas que fundamentam as práticas educativas, permitindo a inclusão dos alunos, e mudanças nas relações interpessoais, incluindo-se alunos, escola, família e comunidade. A narrativa demonstra o processo pelo qual uma escola está passando para se tornar inclusiva, como uma possibilidade de romper com a lógica da exclusão. Não se procurou apresentar um modelo de escola inclusiva, tampouco os passos para chegar-se à sua construção. Foi narrada a reconstrução de uma escola, a Dora Abreu, e, com esta narrativa, espera-se contribuir para que outras escolas e seus profissionais revejam suas práticas e busquem seus próprios caminhos na mesma direção: acolher a todos os alunos, sem quaisquer condições e discriminações. Trata-se de uma narrativa aberta ao diálogo e à cumplicidade de quem estiver lendo o texto
Keywords: EDUCAÇÃO E SOCIEDADEI
NCLUSÃO ESCOLAR
INCLUSÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GESSINGER, Rosana Maria. Uma escola que se abre às diferenças : narrativas do cotidiano. 2007. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3775
Issue Date: 5-Jan-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
388466.pdfTexto Completo 3.45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
388466_anexos.pdfTexto Completo ANEXO A - Reportagem da Revista Aprende Brasil12.87 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.