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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3720
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e ambiente: a relação entre humanos e não humanos em zoológicos urbanos
Autor: Martins, Maurício Correia 
Primeiro orientador: Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Resumo: O presente trabalho investiga as diferentes relações entre seres humanos e animais, particularmente aquela acionada pela influência dos zoológicos e seus espécimes para as populações urbanas. Para isso, discute temas como os limites da ciência na tarefa de reconstituir a realidade, as fronteiras e interações entre humanos e animais, além dos zoológicos, espaços em nossa sociedade que proporcionam um contato direto com espécies de vida selvagem. Este estudo tem como objetos empíricos o Parque da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, localizado no município de Sapucaia do Sul/RS, a 25 quilômetros de Porto Alegre/RS, e o GramadoZoo, em Gramado/RS, a 115 quilômetros da capital. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, utiliza procedimentos baseados na etnografia, além da entrevista semi-estruturada e da análise documental. O raciocínio apresentado traz subsídios para o argumento de que os animais, tanto os pets como também, em certa medida, os animais selvagens dos zoológicos, adquirem hoje o status de um ser semelhante a nós, muitas vezes representando, nos contextos urbanos, parcelas de nossa boa natureza, integrando um horizonte mais amplo de concepção de natureza boa e bela.
Abstract: The present work investigate the different relationships between human beings and animals, as well the influence of the zoos and their specimens for the urban populations. For that, discusses themes such as the limits of the science on the task of reality rebuilder, the frontiers and interactions between humans and animals, particularly those influenced by beyond the zoos, spaces in our societies that provides a direct contact with wild species. This study has as empirical objects the Parque da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, located in Sapucaia do Sul/RS, 25 kilometers from Porto Alegre/RS, and the GramadoZoo, in Gramado/RS, 115 kilometers from the capital. This research, of qualitative character, uses ethnography-based methods, beyond the semi-structured interview and the documental analysis. The presented argumentation subsidies the idea that the animals, such as pets and, in certain ways, the zoo‟s wild animals, acquire nowadays the status of a being similar to us, often representing, in the urban contexts, a conception of good and beautiful nature.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
MEIO AMBIENTE
RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL
ZOOLÓGICOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MARTINS, Maurício Correia. Educação e ambiente: a relação entre humanos e não humanos em zoológicos urbanos. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3720
Data de defesa: 28-Fev-2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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