Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Maurício Correia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256055H6por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Isabel Cristina de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782300D2por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:25Z-
dc.date.available2012-04-17-
dc.date.issued2012-02-28-
dc.identifier.citationMARTINS, Maurício Correia. Educação e ambiente: a relação entre humanos e não humanos em zoológicos urbanos. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3720-
dc.description.resumoO presente trabalho investiga as diferentes relações entre seres humanos e animais, particularmente aquela acionada pela influência dos zoológicos e seus espécimes para as populações urbanas. Para isso, discute temas como os limites da ciência na tarefa de reconstituir a realidade, as fronteiras e interações entre humanos e animais, além dos zoológicos, espaços em nossa sociedade que proporcionam um contato direto com espécies de vida selvagem. Este estudo tem como objetos empíricos o Parque da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, localizado no município de Sapucaia do Sul/RS, a 25 quilômetros de Porto Alegre/RS, e o GramadoZoo, em Gramado/RS, a 115 quilômetros da capital. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, utiliza procedimentos baseados na etnografia, além da entrevista semi-estruturada e da análise documental. O raciocínio apresentado traz subsídios para o argumento de que os animais, tanto os pets como também, em certa medida, os animais selvagens dos zoológicos, adquirem hoje o status de um ser semelhante a nós, muitas vezes representando, nos contextos urbanos, parcelas de nossa boa natureza, integrando um horizonte mais amplo de concepção de natureza boa e bela.por
dc.description.abstractThe present work investigate the different relationships between human beings and animals, as well the influence of the zoos and their specimens for the urban populations. For that, discusses themes such as the limits of the science on the task of reality rebuilder, the frontiers and interactions between humans and animals, particularly those influenced by beyond the zoos, spaces in our societies that provides a direct contact with wild species. This study has as empirical objects the Parque da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, located in Sapucaia do Sul/RS, 25 kilometers from Porto Alegre/RS, and the GramadoZoo, in Gramado/RS, 115 kilometers from the capital. This research, of qualitative character, uses ethnography-based methods, beyond the semi-structured interview and the documental analysis. The presented argumentation subsidies the idea that the animals, such as pets and, in certain ways, the zoo‟s wild animals, acquire nowadays the status of a being similar to us, often representing, in the urban contexts, a conception of good and beautiful nature.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437870.pdf: 679647 bytes, checksum: 6a9809c0c0ec9c7743d7bec8113c4624 (MD5) Previous issue date: 2012-02-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13507/437870.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpor
dc.subjectMEIO AMBIENTEpor
dc.subjectRELAÇÃO HOMEM-ANIMALpor
dc.subjectZOOLÓGICOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação e ambiente: a relação entre humanos e não humanos em zoológicos urbanospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
437870.pdfTexto Completo663.72 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.