Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3690
Document type: Tese
Title: O desenvolvimento profissional de professores : a arte de inventar-se e fazer história, mediante narrativas autobiográficas
Author: Nascimento, Nivia Margaret Rosa
Advisor: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Abstract (native): Este estudo, que apresenta um trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, desenvolvida com o método autobiográfico, pautado pela narrativa autobiográfica, teve como foco histórias de vida de professores universitários. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores, com idade de trinta a quarenta anos, que atuam a pelo menos cinco anos na educação superior, com formação em bacharelado, considerados bem sucedidos em seu trabalho, através da analise das narrativas que fazem de si. As histórias de vida dos professores pesquisados têm como contexto fundamental a própria história de construção e desenvolvimento da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em que eles e a pesquisadora atuam. Todos fazem parte do quadro permanente de professores, admitidos por concurso público e trabalham em cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade. Para a operacionalização da pesquisa foi utilizada a entrevista-narrativa, submetida à técnica de análise conforme explicitada por Bolivar (2001). Os resultados do estudo são apresentados em textos, enquanto dimensões, construídos a partir dos achados das narrativas em diálogo com o referencial teórico. Tenho por tese que a vivência reflexionada no desempenho docente da vida universitária, na perspectiva do cuidado de si, contribui para o processo de desenvolvimento da profissionalização, como parte integrante da estética da existência; da vida como obra de arte.
Keywords: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ESTÉTICA (EDUCAÇÃO)
NARRATIVA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: NASCIMENTO, Nivia Margaret Rosa. O desenvolvimento profissional de professores : a arte de inventar-se e fazer história, mediante narrativas autobiográficas. 2011. 874 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3690
Issue Date: 13-Jan-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
431545.pdfTexto Completo3.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.