Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3690
Document type: | Tese |
Title: | O desenvolvimento profissional de professores : a arte de inventar-se e fazer história, mediante narrativas autobiográficas |
Author: | Nascimento, Nivia Margaret Rosa |
Advisor: | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
Abstract (native): | Este estudo, que apresenta um trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, desenvolvida com o método autobiográfico, pautado pela narrativa autobiográfica, teve como foco histórias de vida de professores universitários. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores, com idade de trinta a quarenta anos, que atuam a pelo menos cinco anos na educação superior, com formação em bacharelado, considerados bem sucedidos em seu trabalho, através da analise das narrativas que fazem de si. As histórias de vida dos professores pesquisados têm como contexto fundamental a própria história de construção e desenvolvimento da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em que eles e a pesquisadora atuam. Todos fazem parte do quadro permanente de professores, admitidos por concurso público e trabalham em cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade. Para a operacionalização da pesquisa foi utilizada a entrevista-narrativa, submetida à técnica de análise conforme explicitada por Bolivar (2001). Os resultados do estudo são apresentados em textos, enquanto dimensões, construídos a partir dos achados das narrativas em diálogo com o referencial teórico. Tenho por tese que a vivência reflexionada no desempenho docente da vida universitária, na perspectiva do cuidado de si, contribui para o processo de desenvolvimento da profissionalização, como parte integrante da estética da existência; da vida como obra de arte. |
Keywords: | EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESTÉTICA (EDUCAÇÃO) NARRATIVA |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | NASCIMENTO, Nivia Margaret Rosa. O desenvolvimento profissional de professores : a arte de inventar-se e fazer história, mediante narrativas autobiográficas. 2011. 874 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3690 |
Issue Date: | 13-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
431545.pdf | Texto Completo | 3.03 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.