Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Nivia Margaret Rosa-
dc.contributor.advisor1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:18Z-
dc.date.available2011-05-27-
dc.date.issued2011-01-13-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Nivia Margaret Rosa. O desenvolvimento profissional de professores : a arte de inventar-se e fazer história, mediante narrativas autobiográficas. 2011. 874 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3690-
dc.description.resumoEste estudo, que apresenta um trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, desenvolvida com o método autobiográfico, pautado pela narrativa autobiográfica, teve como foco histórias de vida de professores universitários. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores, com idade de trinta a quarenta anos, que atuam a pelo menos cinco anos na educação superior, com formação em bacharelado, considerados bem sucedidos em seu trabalho, através da analise das narrativas que fazem de si. As histórias de vida dos professores pesquisados têm como contexto fundamental a própria história de construção e desenvolvimento da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em que eles e a pesquisadora atuam. Todos fazem parte do quadro permanente de professores, admitidos por concurso público e trabalham em cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade. Para a operacionalização da pesquisa foi utilizada a entrevista-narrativa, submetida à técnica de análise conforme explicitada por Bolivar (2001). Os resultados do estudo são apresentados em textos, enquanto dimensões, construídos a partir dos achados das narrativas em diálogo com o referencial teórico. Tenho por tese que a vivência reflexionada no desempenho docente da vida universitária, na perspectiva do cuidado de si, contribui para o processo de desenvolvimento da profissionalização, como parte integrante da estética da existência; da vida como obra de arte.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431545.pdf: 3102599 bytes, checksum: 5158f7c9b9464b4ee0fdaf0e83f3abdd (MD5) Previous issue date: 2011-01-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13299/431545.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectESTÉTICA (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectNARRATIVApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO desenvolvimento profissional de professores : a arte de inventar-se e fazer história, mediante narrativas autobiográficaspor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
431545.pdfTexto Completo3,03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.