Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686
Tipo do documento: Dissertação
Título: Grupo de sensibilização e criatividade : espaço de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores
Autor: Castilhos, Daniel Carneiro 
Primeiro orientador: Mosquera, Juan José Mouriño
Resumo: Este estudo teve como base um espaço de retomada de bem-estar e de autoimagem/autoestima de educadores relativizados pelo Método de Grupos de Sensibilização e Criatividade GSC (Spieker de Oliveira, 2009) e buscou compreender qual a possível contribuição do referido método para bem-estar dos educadores, bem como seus desdobramentos para autoimagem e autoestima. A investigação caracterizada como Estudo de Caso e amparada em paradigma qualitativo construtivista, utilizou na coleta de dados as vivências do GSC, mais especificamente as produções destas vivências tais como: desenhos, dramatizações e textos escritos, bem como o registro de campo do pesquisador. Os dados foram estudados por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2007). Da análise das produções do GSC emergiram cinco categorias, sendo elas: mal-estar - expectativas, uma busca constituinte; redefinir o desamparo pelo laço social: leitura do outro (a escuta); metaforizando-se, leitura de um novo texto/história/discurso; autoimagem como resultante da linguagem a experiência de leitura pelo espelho e desdobramento do GSC espaço de leitura da autoimagem/autoestima refletida em bem-estar. O estudo evidenciou e relacionou a vida do homem com um texto a ser lido que necessita ser retomado e simbolizado por diferentes linguagens as quais o GSC utiliza como instrumento, como representação do malestar/ angústias/desamparo que todo homem está fadado. Contudo, o GSC por ser um trabalho em grupo possibilitou que seus participantes pudessem compartilhar seus textos/histórias/discursos, ancorados em uma escuta/leitura por parte do grupo que lê, reconhece e legitima este sujeito por meio da leitura de seu texto interno. Os achados da pesquisa desvelam que o homem por meio da sensibilização e da criatividade pode redefinir conjeturar e re-significar seu mal-estar, por meio da criação de cenas, personagens que dão vida a seu sofrimento, o qual transborda em direção a um leitor capaz de conferir sentido a sua produção.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
CRIATIVIDADE
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
BEM-ESTAR SOCIAL
EDUCADORES
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CASTILHOS, Daniel Carneiro. Grupo de sensibilização e criatividade : espaço de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686
Data de defesa: 6-Jan-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
431359.pdfTexto Completo791,8 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.