Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686
Document type: | Dissertação |
Title: | Grupo de sensibilização e criatividade : espaço de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores |
Author: | Castilhos, Daniel Carneiro ![]() |
Advisor: | Mosquera, Juan José Mouriño |
Abstract (native): | Este estudo teve como base um espaço de retomada de bem-estar e de autoimagem/autoestima de educadores relativizados pelo Método de Grupos de Sensibilização e Criatividade GSC (Spieker de Oliveira, 2009) e buscou compreender qual a possível contribuição do referido método para bem-estar dos educadores, bem como seus desdobramentos para autoimagem e autoestima. A investigação caracterizada como Estudo de Caso e amparada em paradigma qualitativo construtivista, utilizou na coleta de dados as vivências do GSC, mais especificamente as produções destas vivências tais como: desenhos, dramatizações e textos escritos, bem como o registro de campo do pesquisador. Os dados foram estudados por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2007). Da análise das produções do GSC emergiram cinco categorias, sendo elas: mal-estar - expectativas, uma busca constituinte; redefinir o desamparo pelo laço social: leitura do outro (a escuta); metaforizando-se, leitura de um novo texto/história/discurso; autoimagem como resultante da linguagem a experiência de leitura pelo espelho e desdobramento do GSC espaço de leitura da autoimagem/autoestima refletida em bem-estar. O estudo evidenciou e relacionou a vida do homem com um texto a ser lido que necessita ser retomado e simbolizado por diferentes linguagens as quais o GSC utiliza como instrumento, como representação do malestar/ angústias/desamparo que todo homem está fadado. Contudo, o GSC por ser um trabalho em grupo possibilitou que seus participantes pudessem compartilhar seus textos/histórias/discursos, ancorados em uma escuta/leitura por parte do grupo que lê, reconhece e legitima este sujeito por meio da leitura de seu texto interno. Os achados da pesquisa desvelam que o homem por meio da sensibilização e da criatividade pode redefinir conjeturar e re-significar seu mal-estar, por meio da criação de cenas, personagens que dão vida a seu sofrimento, o qual transborda em direção a um leitor capaz de conferir sentido a sua produção. |
Keywords: | EDUCAÇÃO CRIATIVIDADE PSICOLOGIA EDUCACIONAL BEM-ESTAR SOCIAL EDUCADORES |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | CASTILHOS, Daniel Carneiro. Grupo de sensibilização e criatividade : espaço de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686 |
Issue Date: | 6-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
431359.pdf | Texto Completo | 791.8 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.