Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Castilhos, Daniel Carneiro | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253783J0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mosquera, Juan José Mouriño | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:17Z | - |
dc.date.available | 2011-05-17 | - |
dc.date.issued | 2011-01-06 | - |
dc.identifier.citation | CASTILHOS, Daniel Carneiro. Grupo de sensibilização e criatividade : espaço de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3686 | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como base um espaço de retomada de bem-estar e de autoimagem/autoestima de educadores relativizados pelo Método de Grupos de Sensibilização e Criatividade GSC (Spieker de Oliveira, 2009) e buscou compreender qual a possível contribuição do referido método para bem-estar dos educadores, bem como seus desdobramentos para autoimagem e autoestima. A investigação caracterizada como Estudo de Caso e amparada em paradigma qualitativo construtivista, utilizou na coleta de dados as vivências do GSC, mais especificamente as produções destas vivências tais como: desenhos, dramatizações e textos escritos, bem como o registro de campo do pesquisador. Os dados foram estudados por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2007). Da análise das produções do GSC emergiram cinco categorias, sendo elas: mal-estar - expectativas, uma busca constituinte; redefinir o desamparo pelo laço social: leitura do outro (a escuta); metaforizando-se, leitura de um novo texto/história/discurso; autoimagem como resultante da linguagem a experiência de leitura pelo espelho e desdobramento do GSC espaço de leitura da autoimagem/autoestima refletida em bem-estar. O estudo evidenciou e relacionou a vida do homem com um texto a ser lido que necessita ser retomado e simbolizado por diferentes linguagens as quais o GSC utiliza como instrumento, como representação do malestar/ angústias/desamparo que todo homem está fadado. Contudo, o GSC por ser um trabalho em grupo possibilitou que seus participantes pudessem compartilhar seus textos/histórias/discursos, ancorados em uma escuta/leitura por parte do grupo que lê, reconhece e legitima este sujeito por meio da leitura de seu texto interno. Os achados da pesquisa desvelam que o homem por meio da sensibilização e da criatividade pode redefinir conjeturar e re-significar seu mal-estar, por meio da criação de cenas, personagens que dão vida a seu sofrimento, o qual transborda em direção a um leitor capaz de conferir sentido a sua produção. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431359.pdf: 810799 bytes, checksum: e9b59a99154925f516974c7dd12e5dc5 (MD5) Previous issue date: 2011-01-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13243/431359.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | CRIATIVIDADE | por |
dc.subject | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | BEM-ESTAR SOCIAL | por |
dc.subject | EDUCADORES | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Grupo de sensibilização e criatividade : espaço de retomada de bem-estar/autoimagem/autoestima de educadores | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
431359.pdf | Texto Completo | 791,8 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.