Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3681
Tipo do documento: Dissertação
Título: O mercado da educação e a escola católica: uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do brasil
Autor: Mariucci, Sérgio Eduardo 
Primeiro orientador: Castro, Marta Luz Sisson de
Resumo: O presente estudo trata da relação entre o mercado da educação e a escola católica, com uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do Brasil. Tem o objetivo de analisar a postura da escola católica no contexto da Sociedade do Conhecimento e da mercantilização da educação a partir das mudanças em termos de gestão que vêm ocorrendo nas instituições católicas de ensino. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa de análise textual de bibliografia, depoimentos e documentos (Moraes e Galiazzi). Desenvolveram-se considerações a partir da análise de conteúdo, gravitando em torno das categorias: sociedade do conhecimento, mercado da educação, educação católica e escola católica. Essa análise apoiou-se em dados obtidos por entrevistas livres (Denzin e Lincoln). Fez-se um estudo de caso com a observação do Colégio Anchieta para ilustrar o fenômeno da aproximação da escola católica ao mercado da educação. A fundamentação teórica para a contextualização baseia-se na análise de Andy Hargreaves, alguns pronunciamentos de responsáveis pela OCDE e a análise bibliográfica. A crítica e a desconstrução da perspectiva mercadológica envolvendo a educação centram-se, basicamente, no pensamento de Michael Appel, Mészáros e Sacristán. A revisão bibliográfica sobre as escolas católicas fundamenta-se em Laercio Dias de Castro, Manoel Alves, J.B. Libanio e em publicações da AEC, ANAMEC e da Companhia de Jesus sobre a educação jesuítica. Os resultados obtidos são uma maior compreensão sobre o cenário educacional brasileiro, especialmente no que se refere à educação católica, a identificação dos maiores desafios do mercado da educação para as escolas católicas e as razões que forçaram um processo de profissionalização da gestão. Esta pesquisa poderá ser aprofundada com dados mais específicos sobre a relação entre a identidade da escola católica no cenário do mercado da educação.
Palavras-chave: ESCOLAS CATÓLICAS
EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3681
Data de defesa: 1-Mar-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
431033.pdfTexto Completo575,28 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.