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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3681
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mariucci, Sérgio Eduardo | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210552J3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Marta Luz Sisson de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:15Z | - |
dc.date.available | 2011-05-02 | - |
dc.date.issued | 2011-03-01 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3681 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo trata da relação entre o mercado da educação e a escola católica, com uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do Brasil. Tem o objetivo de analisar a postura da escola católica no contexto da Sociedade do Conhecimento e da mercantilização da educação a partir das mudanças em termos de gestão que vêm ocorrendo nas instituições católicas de ensino. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa de análise textual de bibliografia, depoimentos e documentos (Moraes e Galiazzi). Desenvolveram-se considerações a partir da análise de conteúdo, gravitando em torno das categorias: sociedade do conhecimento, mercado da educação, educação católica e escola católica. Essa análise apoiou-se em dados obtidos por entrevistas livres (Denzin e Lincoln). Fez-se um estudo de caso com a observação do Colégio Anchieta para ilustrar o fenômeno da aproximação da escola católica ao mercado da educação. A fundamentação teórica para a contextualização baseia-se na análise de Andy Hargreaves, alguns pronunciamentos de responsáveis pela OCDE e a análise bibliográfica. A crítica e a desconstrução da perspectiva mercadológica envolvendo a educação centram-se, basicamente, no pensamento de Michael Appel, Mészáros e Sacristán. A revisão bibliográfica sobre as escolas católicas fundamenta-se em Laercio Dias de Castro, Manoel Alves, J.B. Libanio e em publicações da AEC, ANAMEC e da Companhia de Jesus sobre a educação jesuítica. Os resultados obtidos são uma maior compreensão sobre o cenário educacional brasileiro, especialmente no que se refere à educação católica, a identificação dos maiores desafios do mercado da educação para as escolas católicas e as razões que forçaram um processo de profissionalização da gestão. Esta pesquisa poderá ser aprofundada com dados mais específicos sobre a relação entre a identidade da escola católica no cenário do mercado da educação. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431033.pdf: 589090 bytes, checksum: 99042dc9cc32feaf1b4eae773e67d2c8 (MD5) Previous issue date: 2011-03-01 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13441/431033.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ESCOLAS CATÓLICAS | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO E RELIGIÃO | por |
dc.subject | GESTÃO DO CONHECIMENTO | por |
dc.subject | ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O mercado da educação e a escola católica: uma abordagem sobre as mudanças na política de gestão educacional nas escolas católicas do brasil | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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431033.pdf | Texto Completo | 575,28 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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