Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3669
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O bem-estar na escola salesiana : evidências da realidade |
Autor: | Pinheiro, Leandro Brum |
Primeiro orientador: | Mosquera, Juan José Mouriño |
Resumo: | A presente proposta tem como escopo principal a análise do bem-estar dos professores em duas escolas salesianas de Santa Catarina com o intuito principal de identificar alguns fatores responsáveis por fazer destas escolas locais de trabalhos positivos, nos quais os professores-trabalhadores podem ter a possibilidade de fomentar a sua autorrealização não apenas como profissionais, mas também como pessoas. Ante um quadro amplamente divulgado sobre o mal-estar dos professores, este trabalho busca uma possibilidade de olhar diferente para a escola como local de trabalho e para o professor como um profissional passível de gratificação e construção da própria felicidade. Diversos estudos no campo filosófico e sociológico determinam que se vive em um mal-estar global, caracterizado por elementos como ruptura cultural, mudança de valores e individualismo generalizado. Apesar disso, não se podem silenciar as situações de bem-estar que acontecem nos ambientes educativos. Este trabalho tem um cunho quanti-qualitativo e o estudo de caso como abordagem metodológica. A pesquisa foi realizada, seguindo quatro etapas: (1) visita à escola; (2) aplicação do primeiro instrumento de coleta de dados (um questionário estruturado, de 65 questões tipo-Lickert 5, sobre o mal-estar e bem-estar docente, em diversos âmbitos) a todos os professores da escola; (3) aplicação do segundo instrumento de coleta de dados (seis perguntas abertas que buscam identificar os fatores de bem-estar docente presentes na escola salesiana) aos professores que tiveram maior nível de bem-estar detectado a partir do primeiro instrumento e, (4) análise de dados propriamente dita, com base na teoria da análise de conteúdo. O primeiro questionário teve um índice superior a 80% nas devoluções, em ambas as escolas; este primeiro material confirmou a hipótese inicial de que a escola salesiana é um local onde os profissionais sentem o bem-estar docente. A partir dos dados do segundo questionário, foi possível identificar os principais fatores deste bem-estar, os quais podem agrupados em duas grandes categorias: aqueles que dependem do próprio professor e aqueles que dependem da instituição. Quanto aos primeiros, destacaram-se os relacionados à vocação, ao empenho na execução das tarefas, à identificação com proposta da escola e ao desejo de formação continuada. Com relação aos fatores institucionais, a formação continuada, o acompanhamento e as estruturas de apoio, os recursos disponíveis, o ambiente psicossocial e físico da escola e a valorização do profissional foram os mais refletidos pelos professores entrevistados. Como conclusões importantes, destacam-se: o bem-estar como uma realidade vivenciada nas escolas salesianas, especialmente pela consideração do professor não apenas como profissional, mas como uma pessoa; as percepções dos professores sobre bem-estar docente coincidem em grande parte com os fatores elencados por eles quando caracterizam a sua escola (local de trabalho); e, os professores mostraram-se altamente identificados com a proposta pedagógica da escola, o que facilita ainda mais a sensação de bem-estar. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO BEM-ESTAR PESSOAL PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL PSICOLOGIA POSITIVA ESCOLAS SALESIANAS |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PINHEIRO, Leandro Brum. O bem-estar na escola salesiana : evidências da realidade. 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3669 |
Data de defesa: | 7-Jan-2011 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
430439.pdf | Texto Completo | 1,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.