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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3669
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DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Pinheiro, Leandro Brum | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774063P3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mosquera, Juan José Mouriño | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:11Z | - |
dc.date.available | 2011-04-04 | - |
dc.date.issued | 2011-01-07 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Leandro Brum. O bem-estar na escola salesiana : evidências da realidade. 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3669 | - |
dc.description.resumo | A presente proposta tem como escopo principal a análise do bem-estar dos professores em duas escolas salesianas de Santa Catarina com o intuito principal de identificar alguns fatores responsáveis por fazer destas escolas locais de trabalhos positivos, nos quais os professores-trabalhadores podem ter a possibilidade de fomentar a sua autorrealização não apenas como profissionais, mas também como pessoas. Ante um quadro amplamente divulgado sobre o mal-estar dos professores, este trabalho busca uma possibilidade de olhar diferente para a escola como local de trabalho e para o professor como um profissional passível de gratificação e construção da própria felicidade. Diversos estudos no campo filosófico e sociológico determinam que se vive em um mal-estar global, caracterizado por elementos como ruptura cultural, mudança de valores e individualismo generalizado. Apesar disso, não se podem silenciar as situações de bem-estar que acontecem nos ambientes educativos. Este trabalho tem um cunho quanti-qualitativo e o estudo de caso como abordagem metodológica. A pesquisa foi realizada, seguindo quatro etapas: (1) visita à escola; (2) aplicação do primeiro instrumento de coleta de dados (um questionário estruturado, de 65 questões tipo-Lickert 5, sobre o mal-estar e bem-estar docente, em diversos âmbitos) a todos os professores da escola; (3) aplicação do segundo instrumento de coleta de dados (seis perguntas abertas que buscam identificar os fatores de bem-estar docente presentes na escola salesiana) aos professores que tiveram maior nível de bem-estar detectado a partir do primeiro instrumento e, (4) análise de dados propriamente dita, com base na teoria da análise de conteúdo. O primeiro questionário teve um índice superior a 80% nas devoluções, em ambas as escolas; este primeiro material confirmou a hipótese inicial de que a escola salesiana é um local onde os profissionais sentem o bem-estar docente. A partir dos dados do segundo questionário, foi possível identificar os principais fatores deste bem-estar, os quais podem agrupados em duas grandes categorias: aqueles que dependem do próprio professor e aqueles que dependem da instituição. Quanto aos primeiros, destacaram-se os relacionados à vocação, ao empenho na execução das tarefas, à identificação com proposta da escola e ao desejo de formação continuada. Com relação aos fatores institucionais, a formação continuada, o acompanhamento e as estruturas de apoio, os recursos disponíveis, o ambiente psicossocial e físico da escola e a valorização do profissional foram os mais refletidos pelos professores entrevistados. Como conclusões importantes, destacam-se: o bem-estar como uma realidade vivenciada nas escolas salesianas, especialmente pela consideração do professor não apenas como profissional, mas como uma pessoa; as percepções dos professores sobre bem-estar docente coincidem em grande parte com os fatores elencados por eles quando caracterizam a sua escola (local de trabalho); e, os professores mostraram-se altamente identificados com a proposta pedagógica da escola, o que facilita ainda mais a sensação de bem-estar. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430439.pdf: 1954561 bytes, checksum: f9805f3909f8dd0ebc01b37a3cedc175 (MD5) Previous issue date: 2011-01-07 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13389/430439.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | BEM-ESTAR PESSOAL | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | PSICOLOGIA POSITIVA | por |
dc.subject | ESCOLAS SALESIANAS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O bem-estar na escola salesiana : evidências da realidade | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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File | Description | Size | Format | |
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430439.pdf | Texto Completo | 1.91 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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