Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3664
Document type: | Tese |
Title: | Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano |
Author: | Zimmer, Rosane Oliveira Duarte ![]() |
Advisor: | Pereira, Marcos Villela |
Abstract (native): | O escopo que desencadeou este trabalho de pesquisa foi tencionado pela necessidade de enriquecimento da discussão sobre a formação de educadores no chão da escola pública. Com ele, pretendeu-se dar a condição de narrador, voz àqueles que, tomados pela resistência, permanecem à frente das carteiras populares do Estado gaúcho; àqueles que, muitas vezes, se veem como objeto de tradução das próprias experiências por outros que nem mesmo absorveram, ou ainda, que não incorporaram o cotidiano de enfrentamento do ofício docente em tempo de tanta hibridez, tempo de um presente implexo. A sistemática da investigação teve como inspiração registros originários da "leitura insinuada" de aproximadamente 70 resenhas acerca da obra dialogada entre Freire e Shor: "Medo e ousadia: o cotidiano do professor", bem como pelo estudo em grupo da mesma no chão de uma escola pública do bairro Guajuviras em Canoas/RS. Logo, a inserção das categorias "medo" e "ousadia" e suas relações com a prática do educador se configuraram como desdobramento da categoria fundante do humanismo freireano, o "ser mais", que carrega a urgência e a necessidade de humanização do mundo, um substrato às resistências educativas pela reinvenção das lutas possíveis em tempos de hibridismos. A metodologia utilizada foi da Pesquisa Participante promovida por Carlos Rodrigues Brandão, seguida da Análise Textual Discursiva explorada por Roque Moraes com intento de constituir-se em elemento de contribuição ao agir, pensar e sentir o ofício docente. Tencionou-se, desse modo, pela tradução da relevância da obra "Medo e ousadia" para além do chão da escola, para a (re)transformação permanente de educadores, que, longe de ingenuidades, reconheceram os limites da educação, sem se desviarem de suas possibilidades. |
Keywords: | EDUCAÇÃO FREIRE, PAULO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL HUMANISMO |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | ZIMMER, Rosane Oliveira Duarte. Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano. 2011. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3664 |
Issue Date: | 12-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
430433.pdf | Texto Completo | 6.66 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.