Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3664
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Zimmer, Rosane Oliveira Duarte | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137457A9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marcos Villela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:10Z | - |
dc.date.available | 2011-04-04 | - |
dc.date.issued | 2011-01-12 | - |
dc.identifier.citation | ZIMMER, Rosane Oliveira Duarte. Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano. 2011. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3664 | - |
dc.description.resumo | O escopo que desencadeou este trabalho de pesquisa foi tencionado pela necessidade de enriquecimento da discussão sobre a formação de educadores no chão da escola pública. Com ele, pretendeu-se dar a condição de narrador, voz àqueles que, tomados pela resistência, permanecem à frente das carteiras populares do Estado gaúcho; àqueles que, muitas vezes, se veem como objeto de tradução das próprias experiências por outros que nem mesmo absorveram, ou ainda, que não incorporaram o cotidiano de enfrentamento do ofício docente em tempo de tanta hibridez, tempo de um presente implexo. A sistemática da investigação teve como inspiração registros originários da "leitura insinuada" de aproximadamente 70 resenhas acerca da obra dialogada entre Freire e Shor: "Medo e ousadia: o cotidiano do professor", bem como pelo estudo em grupo da mesma no chão de uma escola pública do bairro Guajuviras em Canoas/RS. Logo, a inserção das categorias "medo" e "ousadia" e suas relações com a prática do educador se configuraram como desdobramento da categoria fundante do humanismo freireano, o "ser mais", que carrega a urgência e a necessidade de humanização do mundo, um substrato às resistências educativas pela reinvenção das lutas possíveis em tempos de hibridismos. A metodologia utilizada foi da Pesquisa Participante promovida por Carlos Rodrigues Brandão, seguida da Análise Textual Discursiva explorada por Roque Moraes com intento de constituir-se em elemento de contribuição ao agir, pensar e sentir o ofício docente. Tencionou-se, desse modo, pela tradução da relevância da obra "Medo e ousadia" para além do chão da escola, para a (re)transformação permanente de educadores, que, longe de ingenuidades, reconheceram os limites da educação, sem se desviarem de suas possibilidades. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430433.pdf: 6823525 bytes, checksum: 6e30770e218554f14c883b06a6ea1799 (MD5) Previous issue date: 2011-01-12 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13395/430433.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | FREIRE, PAULO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | HUMANISMO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Entre medos e ousadias : resistências educativas pela reinvenção das lutas do "ser mais" e a atualidade do legado freireano | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
430433.pdf | Texto Completo | 6,66 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.