Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3663
Document type: | Dissertação |
Title: | Bem-estar e mal-estar no colégio Marista Pio XII : uma realidade evidenciada |
Author: | Kehl, Urbano ![]() |
Advisor: | Mosquera, Juan José Mouriño |
Abstract (native): | Esta Dissertação tem como objetivo o estudo do BEM-ESTAR e MAL-ESTAR expressado por professores na Escola Marista Pio XII, em Novo Hamburgo/RS. O BEM-ESTAR e MAL-ESTAR, um tema candente nos tempos atuais que aflige tantas pessoas, especialmente a classe docente. Visa pesquisar, constatar e analisar as suas causas e suas implicações na qualidade de ensino. As vivências do autor são incorporadas ao longo de toda a Dissertação, desde a construção do problema até sua avaliação final. O referencial teórico contempla: 1º - O que é uma Instituição Educativa Marista. 2º - Os docentes nas escolas maristas. 3º - Como a Instituição Marista seleciona seus colaboradores. Estes docentes com suas qualidades e capacidades, continuamente recebem reforço e acompanhamento nas suas atividades pedagógicas. São estimulados ao seu autoaperfeiçoamento. A trajetória acadêmica é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação para manter-se atualizado para a nobre e difícil missão docente nos tempos atuais. Foram aplicados três instrumentos, para situar a pesquisa: o Questionário de AUTORREALIZAÇÃO de Maslow; o Questionário de AUTOIMAGEM e AUTOESTIMA; o Instrumento para avaliação das variáveis que constituem indicadores do BEM-ESTAR e MAL-ESTAR de Jesus. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, com vinte e sete docentes. Os dados foram analisados constatando-se aspectos significativos de BEM-ESTAR e MAL-ESTAR. Isso se atribui às exigências e às técnicas seletivas na escolha dos docentes. Nos comentários finais ressaltamos que existe bom nível de BEM-ESTAR entre os professores, como também um alto grau de AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA e AUTORREALIZAÇÂO. Recomendamos que a Direção e coordenações estimulem sempre este alto astral do corpo docente, e este, se empenhe num interagir amigável e profissional em toda a estrutura organizacional da instituição. |
Keywords: | EDUCAÇÃO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL SATISFAÇÃO NO TRABALHO BEM-ESTAR PESSOAL ESCOLAS MARISTAS AUTO-ESTIMA AUTO-IMAGEM |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3663 |
Issue Date: | 10-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
430440.pdf | Texto Completo | 1.07 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.