Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3663
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKehl, Urbano-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4427410Z6por
dc.contributor.advisor1Mosquera, Juan José Mouriño-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:10Z-
dc.date.available2011-04-04-
dc.date.issued2011-01-10-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3663-
dc.description.resumoEsta Dissertação tem como objetivo o estudo do BEM-ESTAR e MAL-ESTAR expressado por professores na Escola Marista Pio XII, em Novo Hamburgo/RS. O BEM-ESTAR e MAL-ESTAR, um tema candente nos tempos atuais que aflige tantas pessoas, especialmente a classe docente. Visa pesquisar, constatar e analisar as suas causas e suas implicações na qualidade de ensino. As vivências do autor são incorporadas ao longo de toda a Dissertação, desde a construção do problema até sua avaliação final. O referencial teórico contempla: 1º - O que é uma Instituição Educativa Marista. 2º - Os docentes nas escolas maristas. 3º - Como a Instituição Marista seleciona seus colaboradores. Estes docentes com suas qualidades e capacidades, continuamente recebem reforço e acompanhamento nas suas atividades pedagógicas. São estimulados ao seu autoaperfeiçoamento. A trajetória acadêmica é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação para manter-se atualizado para a nobre e difícil missão docente nos tempos atuais. Foram aplicados três instrumentos, para situar a pesquisa: o Questionário de AUTORREALIZAÇÃO de Maslow; o Questionário de AUTOIMAGEM e AUTOESTIMA; o Instrumento para avaliação das variáveis que constituem indicadores do BEM-ESTAR e MAL-ESTAR de Jesus. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, com vinte e sete docentes. Os dados foram analisados constatando-se aspectos significativos de BEM-ESTAR e MAL-ESTAR. Isso se atribui às exigências e às técnicas seletivas na escolha dos docentes. Nos comentários finais ressaltamos que existe bom nível de BEM-ESTAR entre os professores, como também um alto grau de AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA e AUTORREALIZAÇÂO. Recomendamos que a Direção e coordenações estimulem sempre este alto astral do corpo docente, e este, se empenhe num interagir amigável e profissional em toda a estrutura organizacional da instituição.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430440.pdf: 1098409 bytes, checksum: 4f9e77896846348ec140ca777336a4d2 (MD5) Previous issue date: 2011-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13373/430440.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectSATISFAÇÃO NO TRABALHOpor
dc.subjectBEM-ESTAR PESSOALpor
dc.subjectESCOLAS MARISTASpor
dc.subjectAUTO-ESTIMApor
dc.subjectAUTO-IMAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleBem-estar e mal-estar no colégio Marista Pio XII : uma realidade evidenciadapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
430440.pdfTexto Completo1.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.