Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3663
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Kehl, Urbano | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4427410Z6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mosquera, Juan José Mouriño | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:10Z | - |
dc.date.available | 2011-04-04 | - |
dc.date.issued | 2011-01-10 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3663 | - |
dc.description.resumo | Esta Dissertação tem como objetivo o estudo do BEM-ESTAR e MAL-ESTAR expressado por professores na Escola Marista Pio XII, em Novo Hamburgo/RS. O BEM-ESTAR e MAL-ESTAR, um tema candente nos tempos atuais que aflige tantas pessoas, especialmente a classe docente. Visa pesquisar, constatar e analisar as suas causas e suas implicações na qualidade de ensino. As vivências do autor são incorporadas ao longo de toda a Dissertação, desde a construção do problema até sua avaliação final. O referencial teórico contempla: 1º - O que é uma Instituição Educativa Marista. 2º - Os docentes nas escolas maristas. 3º - Como a Instituição Marista seleciona seus colaboradores. Estes docentes com suas qualidades e capacidades, continuamente recebem reforço e acompanhamento nas suas atividades pedagógicas. São estimulados ao seu autoaperfeiçoamento. A trajetória acadêmica é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação para manter-se atualizado para a nobre e difícil missão docente nos tempos atuais. Foram aplicados três instrumentos, para situar a pesquisa: o Questionário de AUTORREALIZAÇÃO de Maslow; o Questionário de AUTOIMAGEM e AUTOESTIMA; o Instrumento para avaliação das variáveis que constituem indicadores do BEM-ESTAR e MAL-ESTAR de Jesus. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, com vinte e sete docentes. Os dados foram analisados constatando-se aspectos significativos de BEM-ESTAR e MAL-ESTAR. Isso se atribui às exigências e às técnicas seletivas na escolha dos docentes. Nos comentários finais ressaltamos que existe bom nível de BEM-ESTAR entre os professores, como também um alto grau de AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA e AUTORREALIZAÇÂO. Recomendamos que a Direção e coordenações estimulem sempre este alto astral do corpo docente, e este, se empenhe num interagir amigável e profissional em toda a estrutura organizacional da instituição. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430440.pdf: 1098409 bytes, checksum: 4f9e77896846348ec140ca777336a4d2 (MD5) Previous issue date: 2011-01-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13373/430440.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | SATISFAÇÃO NO TRABALHO | por |
dc.subject | BEM-ESTAR PESSOAL | por |
dc.subject | ESCOLAS MARISTAS | por |
dc.subject | AUTO-ESTIMA | por |
dc.subject | AUTO-IMAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Bem-estar e mal-estar no colégio Marista Pio XII : uma realidade evidenciada | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
430440.pdf | Texto Completo | 1.07 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.