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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3659
Document type: | Tese |
Title: | Violência na escola : um estudo sobre conflitos |
Author: | Santos, Janete Cardoso dos |
Advisor: | Bastos, Maria Helena Câmara |
Abstract (native): | A tese tem como objetivo central analisar a relação entre conflito e violência e as potencialidades da escola em criar uma cultura que tenha como base o diálogo e a aprendizagem. A pesquisa envolve os conceitos de violência, conflitos, cultura, não-violência, ação comunicativa e processos culturais presentes nas escolas de educação básica, sendo a cultura uma categoria importante apresentada para o processo de análise e para o aprofundamento e compreensão dos processos de violência na escola. A premissa de Edgar Morin de que nada está fora do todo, mas todas as partes são igualmente importantes é aprofundada a partir dos dados empíricos. São realizadas reflexões e análises subsidiadas pela teoria da complexidade de Edgar Morin e pela construção teórica de violência abordada por Hannah Arendt, destacando como as relações nas escolas são desencadeadores de violência. Assumi como pressuposto que as relações estabelecidas na escola e a configuração da violência são construções que conferem elementos para estudos na área da educação. A investigação coletou dados empíricos em cinco escolas de educação básica da Rede Pública do Distrito Federal, por meio de entrevistas e observações com diretores e grupos focais de adolescentes entre 11 e 16 anos. O pensamento complexo defendido por Morin possibilitou a compreensão de que a relação entre conflito e violência é tênue no sentido de que a violência, pela sua expressão, pode esconder o sujeito que está produzindo a violência. A partir da complexidade, é possível incluir todos os elementos que compõem as relações que são produtoras de cultura, inclusive os conflitos. O estudo enfatiza a necessidade de perspectivas teóricas que incluam a dimensão antropológica nos processos da escola, tendo como referenciais que o contexto é produzido pelas relações sociais e que, portanto, a violência está na esfera da ação humana. A resolução dos conflitos de forma não-violenta constitui contribuição significativa para os processos da educação básica hoje, e apontam para uma mudança de paradigma a começar pelos educadores. |
Keywords: | EDUCAÇÃO E SOCIEDADE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS CULTURA NÃO-VIOLÊNCIA COMPLEXIDADE |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | SANTOS, Janete Cardoso dos. Violência na escola : um estudo sobre conflitos. 2010. 359 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3659 |
Issue Date: | 27-Apr-2010 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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