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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Janete Cardoso dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9517897389186931 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bastos, Maria Helena Câmara | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:09Z | - |
dc.date.available | 2010-06-01 | - |
dc.date.issued | 2010-04-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Janete Cardoso dos. Violência na escola : um estudo sobre conflitos. 2010. 359 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3659 | - |
dc.description.resumo | A tese tem como objetivo central analisar a relação entre conflito e violência e as potencialidades da escola em criar uma cultura que tenha como base o diálogo e a aprendizagem. A pesquisa envolve os conceitos de violência, conflitos, cultura, não-violência, ação comunicativa e processos culturais presentes nas escolas de educação básica, sendo a cultura uma categoria importante apresentada para o processo de análise e para o aprofundamento e compreensão dos processos de violência na escola. A premissa de Edgar Morin de que nada está fora do todo, mas todas as partes são igualmente importantes é aprofundada a partir dos dados empíricos. São realizadas reflexões e análises subsidiadas pela teoria da complexidade de Edgar Morin e pela construção teórica de violência abordada por Hannah Arendt, destacando como as relações nas escolas são desencadeadores de violência. Assumi como pressuposto que as relações estabelecidas na escola e a configuração da violência são construções que conferem elementos para estudos na área da educação. A investigação coletou dados empíricos em cinco escolas de educação básica da Rede Pública do Distrito Federal, por meio de entrevistas e observações com diretores e grupos focais de adolescentes entre 11 e 16 anos. O pensamento complexo defendido por Morin possibilitou a compreensão de que a relação entre conflito e violência é tênue no sentido de que a violência, pela sua expressão, pode esconder o sujeito que está produzindo a violência. A partir da complexidade, é possível incluir todos os elementos que compõem as relações que são produtoras de cultura, inclusive os conflitos. O estudo enfatiza a necessidade de perspectivas teóricas que incluam a dimensão antropológica nos processos da escola, tendo como referenciais que o contexto é produzido pelas relações sociais e que, portanto, a violência está na esfera da ação humana. A resolução dos conflitos de forma não-violenta constitui contribuição significativa para os processos da educação básica hoje, e apontam para uma mudança de paradigma a começar pelos educadores. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423716.pdf: 4171056 bytes, checksum: 5a9487674fa3ed1a2487ea7068548a06 (MD5) Previous issue date: 2010-04-27 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13249/423716.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | por |
dc.subject | VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS | por |
dc.subject | CULTURA | por |
dc.subject | NÃO-VIOLÊNCIA | por |
dc.subject | COMPLEXIDADE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Violência na escola : um estudo sobre conflitos | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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423716.pdf | Texto Completo | 4,07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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