Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3647
Document type: Dissertação
Title: Professores e paradigmas em transição : saberes, rupturas, limites e desafios
Author: Simon, Marinice Souza 
Advisor: Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Abstract (native): O presente estudo tem como objetivo conhecer e compreender o pensamento e a reação de professores e supervisores diante da necessidade iminente de uma ruptura paradigmática na educação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, usando o estudo de caso, na busca de analisar a realidade, conversar e participar das reflexões dos interlocutores com o propósito de entender a complexidade dos fenômenos educativos amparados nas concepções paradigmáticas dos mesmos. Para a coleta de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas da ação docente no cotidiano escolar. Os resultados indicaram que os sujeitos dessa investigação percebem o descompasso da escola com o mundo, em constante transformação. Entendem a necessidade de uma nova postura docente que atenda à demandas atuais, respaldada por uma mudança paradigmática que responda à questões emergentes. Contudo, não conseguem se perceber como agentes das mudanças preconizadas, com a possibilidade de enfrentar ou superar o paradigma dominante presente no contexto educacional. Os principais teóricos e autores que sustentam esse trabalho são Paulo Freire, Boaventura Sousa Santos, Álvaro Vieira Pinto, Ira Shor, Maurice Tardif, Hugo Assmann, Rafael Yus, Therezinha Rios e Cleoni Barboza Fernandes dentre outros.
Keywords: PARADIGMAS (EDUCAÇÃO)
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PEDAGOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SIMON, Marinice Souza. Professores e paradigmas em transição : saberes, rupturas, limites e desafios. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3647
Issue Date: 18-Jan-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422394.pdfTexto Completo393.64 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.