Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3647
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Simon, Marinice Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4938310322755765 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Cleoni Maria Barboza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0233489763906464 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:06Z | - |
dc.date.available | 2010-04-08 | - |
dc.date.issued | 2010-01-18 | - |
dc.identifier.citation | SIMON, Marinice Souza. Professores e paradigmas em transição : saberes, rupturas, limites e desafios. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3647 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo conhecer e compreender o pensamento e a reação de professores e supervisores diante da necessidade iminente de uma ruptura paradigmática na educação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, usando o estudo de caso, na busca de analisar a realidade, conversar e participar das reflexões dos interlocutores com o propósito de entender a complexidade dos fenômenos educativos amparados nas concepções paradigmáticas dos mesmos. Para a coleta de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas da ação docente no cotidiano escolar. Os resultados indicaram que os sujeitos dessa investigação percebem o descompasso da escola com o mundo, em constante transformação. Entendem a necessidade de uma nova postura docente que atenda à demandas atuais, respaldada por uma mudança paradigmática que responda à questões emergentes. Contudo, não conseguem se perceber como agentes das mudanças preconizadas, com a possibilidade de enfrentar ou superar o paradigma dominante presente no contexto educacional. Os principais teóricos e autores que sustentam esse trabalho são Paulo Freire, Boaventura Sousa Santos, Álvaro Vieira Pinto, Ira Shor, Maurice Tardif, Hugo Assmann, Rafael Yus, Therezinha Rios e Cleoni Barboza Fernandes dentre outros. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422394.pdf: 403092 bytes, checksum: 618980c9f6cdafd91c5d403f02a953c7 (MD5) Previous issue date: 2010-01-18 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13317/422394.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PARADIGMAS (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | PEDAGOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Professores e paradigmas em transição : saberes, rupturas, limites e desafios | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
422394.pdf | Texto Completo | 393,64 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.