Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3603
Document type: | Tese |
Title: | O perfil profissional e representações de bem-estar docente e gênero em homens que tiveram carreiras bem-sucedidas no magistério |
Author: | Gonçalves, Josiane Peres |
Advisor: | Mosquera, Juan José Mouriño |
Abstract (native): | O presente estudo tem por objetivo investigar o perfil de homens que tiveram carreiras bemsucedidas no magistério, evidenciando porque conseguiram triunfar numa carreira sexotipificada como feminina e quais as representações de gênero e de bem-estar docente que eles possuem. A ancoragem teórica centrou-se em três eixos: educação e gênero segundo a ótica das representações sociais; bem-estar segundo a perspectiva psicológica e sua relação com a educação; bem-estar docente em países europeus e no Brasil. A pesquisa qualitativa utilizou entrevistas semi-estruturadas individuais com cinco homens professores, entre 38 e 64 anos, que fizeram a opção pelo magistério como principal profissão. Eles atuavam na Educação Básica, Ensino Superior e Cursos de Especialização e tinham carreiras ascendentes consideradas bem-sucedidas na área da educação. Todos eram casados com mulheres que trabalhavam fora, tinham em média dois filhos e formação predominante de mestrado. A análise de conteúdo dos dados resultou em três grandes categorias: 1. O perfil dos homens professores e o motivo por que foram bem-sucedidos no magistério em que foi possível identificar doze características marcantes que contribuíram para o sucesso profissional dos entrevistados: eram pessoas adaptadas ao seu contexto histórico e social; tiveram influências positivas da família de origem; tiveram influências religiosas na formação; constituíram famílias integradas; demonstravam preocupação com questões sociais; tinham paixão pela profissão; tinham identidade profissional própria; investiam em formação; atuavam em um nível compatível com o seu potencial; aceitavam desafios e aproveitavam as oportunidades; conseguiam lidar com as mudanças; tinham visão empreendedora. 2. As representações de educação e gênero sendo analisados alguns aspectos como: dimensões da masculinidade; dom feminino para ser professora; atuação em profissão sexo-tifipificada como feminina; percepção sobre o trabalho de homens com crianças; presença masculina e aumento de homens no magistério. 3. As representações de bem-estar docente que incluiu assuntos como: percepção de mal-estar docente; organização do tempo livre; questão salarial opiniões contraditórias; vivências e representações de bem-estar docente. É possível afirmar que os homens professores que tiveram carreiras bem-sucedidas no magistério tinham formações pessoais, profissionais, familiares e religiosas que contribuíram para o sucesso em sua profissão, tiveram possibilidade de desenvolver diversas habilidades que contribuíram para a promoção do bem-estar docente e para o exercício de um trabalho competente, tornando-os sujeitos ativos de todo esse processo. Eles entendiam que o bem-estar docente é influenciado por fatores sociais, mas que, também, depende da postura do educador; sentiam-se bem ao atuarem em uma área percebida socialmente como feminina; entendiam que é importante aumentar o número de homens no magistério e que, acima de tudo, vale a pena ser professor, mesmo para aqueles que são do gênero masculino. |
Keywords: | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL BEM-ESTAR PESSOAL RELAÇÕES DE GÊNERO |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | GONÇALVES, Josiane Peres. O perfil profissional e representações de bem-estar docente e gênero em homens que tiveram carreiras bem-sucedidas no magistério. 2009. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3603 |
Issue Date: | 14-Jan-2009 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
412611.pdf | Texto Completo | 1,19 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.