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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3592
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Espiritualidade e inteireza do ser : um processo de autoformação na investigação científica |
Autor: | Varella, Clarita Eveline Moraes |
Primeiro orientador: | Portal, Leda Lísia Franciosi |
Resumo: | Para o desenvolvimento da presente pesquisa foi delimitado um objetivo geral que visou identificar as experiências formadoras de mestres e doutor que desenvolveram pesquisas no âmbito da Dimensão Espiritual e da Inteireza do Ser no Programa de Pós-Gradução em Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foram elencados como objetivos específicos: a)identificar, nas narrativas de histórias de vida dos sujeitos entrevistados, relatos que, pela força de significação, foram incorporados como experiências formadoras, sob o ângulo da aprendizagem; b) analisar como as experiências formadoras se exteriorizaram durante o processo de formação dos entrevistados; c) analisar como as experiências formadoras se desvelaram em suas próprias pesquisas científicas, dissertações e tese. As questões norteadoras da pesquisa foram propostas com a intenção de compreender se o processo individual e subjetivo de autoformação aproxima o sujeito-pesquisador de quem é, e se suas experiências fundadoras hologramaram o rumo de suas pesquisas científicas. A seleção dos cinco (5) sujeitos de pesquisa foi por critério intencional: (4) dissertações e (1) tese, estruturadas a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa - Educação para a Inteireza: um (re)descobrir-se. Numa abordagem qualitativa, a entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados, submetidos à análise textual discursiva de Moraes (2007), tendo respaldo teórico na abordagem biográfica de formação de Josso (2004). Sua teorização implicou interlocução empírica e teórica, e correspondeu às compreensões do pesquisador e dos pesquisados, emergindo do estudo o seguinte enunciado - A ação traz intrinsecamente a consciência potencial de experiências fundadoras do processo subjetivo que aproximam o sujeito de quem é na investigação científica, respondendo ao problema que a pesquisa se propôs investigar: - Como experiências formadoras de mestres e doutores se desvelam na investigação científica. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL PESQUISAS CIENTÍFICAS PESQUISADORES ESPIRITUALIDADE |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3592 |
Data de defesa: | 21-Jan-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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