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dc.creatorVarella, Clarita Eveline Moraes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253762A8por
dc.contributor.advisor1Portal, Leda Lísia Franciosi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:51Z-
dc.date.available2009-04-02-
dc.date.issued2009-01-21-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3592-
dc.description.resumoPara o desenvolvimento da presente pesquisa foi delimitado um objetivo geral que visou identificar as experiências formadoras de mestres e doutor que desenvolveram pesquisas no âmbito da Dimensão Espiritual e da Inteireza do Ser no Programa de Pós-Gradução em Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foram elencados como objetivos específicos: a)identificar, nas narrativas de histórias de vida dos sujeitos entrevistados, relatos que, pela força de significação, foram incorporados como experiências formadoras, sob o ângulo da aprendizagem; b) analisar como as experiências formadoras se exteriorizaram durante o processo de formação dos entrevistados; c) analisar como as experiências formadoras se desvelaram em suas próprias pesquisas científicas, dissertações e tese. As questões norteadoras da pesquisa foram propostas com a intenção de compreender se o processo individual e subjetivo de autoformação aproxima o sujeito-pesquisador de quem é, e se suas experiências fundadoras hologramaram o rumo de suas pesquisas científicas. A seleção dos cinco (5) sujeitos de pesquisa foi por critério intencional: (4) dissertações e (1) tese, estruturadas a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa - Educação para a Inteireza: um (re)descobrir-se. Numa abordagem qualitativa, a entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados, submetidos à análise textual discursiva de Moraes (2007), tendo respaldo teórico na abordagem biográfica de formação de Josso (2004). Sua teorização implicou interlocução empírica e teórica, e correspondeu às compreensões do pesquisador e dos pesquisados, emergindo do estudo o seguinte enunciado - A ação traz intrinsecamente a consciência potencial de experiências fundadoras do processo subjetivo que aproximam o sujeito de quem é na investigação científica, respondendo ao problema que a pesquisa se propôs investigar: - Como experiências formadoras de mestres e doutores se desvelam na investigação científica.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410844.pdf: 423809 bytes, checksum: 54f4ae191ab1052fa3b6a10145f907a3 (MD5) Previous issue date: 2009-01-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13202/410844.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPESQUISAS CIENTÍFICASpor
dc.subjectPESQUISADORESpor
dc.subjectESPIRITUALIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEspiritualidade e inteireza do ser : um processo de autoformação na investigação científicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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