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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3585
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Escola pública : bem-estar docente, mal-estar docente e gênero |
Autor: | Gonçalves, Cecy Maria Martins Marimon ![]() |
Primeiro orientador: | Bernardes, Nara Maria Guazzelli |
Resumo: | Esta pesquisa problematiza o bem-estar e o mal-estar docentes e foi realizada com trinta por cento do quadro docente de uma escola pública que atende a aproximadamente mil e novecentos alunos, no município de Alegrete/RS. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, que permitiu identificar as relações existentes entre bem-estar e mal-estar docentes e gênero. No âmbito do bem-estar e mal-estar docentes, apóia-se, teoricamente, em Jesus (1997; 1998; 2000) e Esteve (1987; 1994; 2004). Com relação ao gênero, busca suporte nos estudos de pesquisadoras feministas, como Bruschini (1986; 1994), Carvalho (1998; 1999) e Sorj (2005), entre outras. A análise quantitativa possibilitou a compreensão de que o fenômeno mal-estar docente atinge 25% do grupo pesquisado e é atravessado pelas relações de gênero: altos níveis de mal-estar docente acometem apenas as mulheres, enquanto nos níveis elevados de bem-estar docente, a maioria é do sexo masculino. A análise qualitativa permitiu a construção de quatro categorias a posteriori : o bem-estar e o mal-estar docentes relacionados à formação cultural de homens e mulheres e suas conseqüências na realização das tarefas domésticas e profissionais; a importância da dimensão do cuidado, tanto no bem-estar, quanto no mal-estar docentes entre professoras; a relação direta entre os tempos de trabalho escolar e doméstico e os níveis de estresse e exaustão profissional; mudanças no contexto sócio-econômico-político-educacional que se constituem fatores relevantes para o estabelecimento de um quadro de mal-estar docente. As reflexões elaboradas indicam a importância do processo de destradicionalização das relações de gênero, o qual ainda é incipiente na região estudada, para a diminuição dos níveis de mal-estar docente entre as professoras. Apontam, também, a necessidade de ampliar os estudos sobre o tema e de divulgá-los da forma mais abrangente possível, envolvendo, inclusive, os responsáveis pelas decisões e políticas públicas, com vistas a minimizar alguns dos potenciais estressores de ordem extrínseca, presentes na atividade docente, para o grupo investigado. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO RELAÇÕES DE GÊNERO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORES - CONDIÇÕES DE TRABALHO SAÚDE OCUPACIONAL SATISFAÇÃO NO TRABALHO ESTRESSE |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | GONÇALVES, Cecy Maria Martins Marimon. Escola pública : bem-estar docente, mal-estar docente e gênero. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3585 |
Data de defesa: | 10-Jan-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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410249.pdf | Texto Completo | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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