Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, Cecy Maria Martins Marimon | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4284596Y6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bernardes, Nara Maria Guazzelli | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780085T6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:48Z | - |
dc.date.available | 2009-03-19 | - |
dc.date.issued | 2008-01-10 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Cecy Maria Martins Marimon. Escola pública : bem-estar docente, mal-estar docente e gênero. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3585 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa problematiza o bem-estar e o mal-estar docentes e foi realizada com trinta por cento do quadro docente de uma escola pública que atende a aproximadamente mil e novecentos alunos, no município de Alegrete/RS. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, que permitiu identificar as relações existentes entre bem-estar e mal-estar docentes e gênero. No âmbito do bem-estar e mal-estar docentes, apóia-se, teoricamente, em Jesus (1997; 1998; 2000) e Esteve (1987; 1994; 2004). Com relação ao gênero, busca suporte nos estudos de pesquisadoras feministas, como Bruschini (1986; 1994), Carvalho (1998; 1999) e Sorj (2005), entre outras. A análise quantitativa possibilitou a compreensão de que o fenômeno mal-estar docente atinge 25% do grupo pesquisado e é atravessado pelas relações de gênero: altos níveis de mal-estar docente acometem apenas as mulheres, enquanto nos níveis elevados de bem-estar docente, a maioria é do sexo masculino. A análise qualitativa permitiu a construção de quatro categorias a posteriori : o bem-estar e o mal-estar docentes relacionados à formação cultural de homens e mulheres e suas conseqüências na realização das tarefas domésticas e profissionais; a importância da dimensão do cuidado, tanto no bem-estar, quanto no mal-estar docentes entre professoras; a relação direta entre os tempos de trabalho escolar e doméstico e os níveis de estresse e exaustão profissional; mudanças no contexto sócio-econômico-político-educacional que se constituem fatores relevantes para o estabelecimento de um quadro de mal-estar docente. As reflexões elaboradas indicam a importância do processo de destradicionalização das relações de gênero, o qual ainda é incipiente na região estudada, para a diminuição dos níveis de mal-estar docente entre as professoras. Apontam, também, a necessidade de ampliar os estudos sobre o tema e de divulgá-los da forma mais abrangente possível, envolvendo, inclusive, os responsáveis pelas decisões e políticas públicas, com vistas a minimizar alguns dos potenciais estressores de ordem extrínseca, presentes na atividade docente, para o grupo investigado. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410249.pdf: 1197282 bytes, checksum: 7b2460fb7c32f988045b9bafa0df3480 (MD5) Previous issue date: 2008-01-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13075/410249.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | RELAÇÕES DE GÊNERO | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | PROFESSORES - CONDIÇÕES DE TRABALHO | por |
dc.subject | SAÚDE OCUPACIONAL | por |
dc.subject | SATISFAÇÃO NO TRABALHO | por |
dc.subject | ESTRESSE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Escola pública : bem-estar docente, mal-estar docente e gênero | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
410249.pdf | Texto Completo | 1,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.