Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3584
Tipo do documento: Dissertação
Título: Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa
Autor: Weber, Bernardete 
Primeiro orientador: Castro, Marta Luz Sisson de
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de pacientes e profissionais acerca do cuidado no modelo de gestão assistencial denominado Assistência Integral, praticado no Hospital Moinho de Vento, na Cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para tanto, os entrevistados responderam a uma entrevista semi-estruturada com os seguintes focos: 1) identificar diferenciais de cuidado prestado e recebido no Hospital Moinhos de Vento; 2) descrever o cuidado na beira de leito; e 3) definir a Assistência Integral. A partir disso, procurei identificar no discurso manifestações dos entrevistados acerca de cada uma das dimensões dos eixos Assistir (dimensões respeito, atenção, sensibilidade e empatia, foco na pessoa e acolhimento) e Atender (resultados, estrutura e processo), que são a base do modelo de Assistência Integral. A metodologia adotada foi de estudo de caso de base qualitativa. Foram entrevistados 10 profissionais da saúde, com experiência anterior ou concomitante em outros hospitais e 7 pacientes com mais de uma internação hospitalar. Além da amostra de 17 pessoas, foram examinados documentos institucionais e depoimentos registrados no instrumento de avaliação de satisfação do Hospital. A análise mostrou que a Assistência Integral é identificada com um diferencial de qualidade de atendimento. O discurso dos entrevistados produziu uma reconfiguração das dimensões do modelo, com acréscimo de dimensões em ambos os eixos: no Atender foi incluída a dimensão formação e capacitação, e no Assistir, as dimensões ética e espiritualidade e comprometimento. Resultados passou a ser uma dimensão de ambos os eixos. No Assistir, as dimensões atenção, acolhimento, respeito e sensibilidade e empatia passaram a integrar foco na pessoa, por serem todas expressões que remetem a este sentido. Em conclusão, existe um reconhecimento da Assistência Integral não apenas como modelo de cuidado no qual o paciente é o foco e o centro das ações, mas especialmente como modelo de qualidade na Gestão da Assistência Hospitalar. Estudos futuros deverão enfocar também aspectos relativos ao impacto financeiro direto e indireto da adoção desse modelo.
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
RELAÇÕES HUMANAS
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
ASSISTÊNCIA CENTRADA NO PACIENTE
SERVIÇOS DE SAÚDE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: WEBER, Bernardete. Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3584
Data de defesa: 14-Jan-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
410253.pdfTexto Completo4,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.