Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWeber, Bernardete-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267569Y5por
dc.contributor.advisor1Castro, Marta Luz Sisson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:48Z-
dc.date.available2009-03-19-
dc.date.issued2009-01-14-
dc.identifier.citationWEBER, Bernardete. Assistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoa. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3584-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo investigar a percepção de pacientes e profissionais acerca do cuidado no modelo de gestão assistencial denominado Assistência Integral, praticado no Hospital Moinho de Vento, na Cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para tanto, os entrevistados responderam a uma entrevista semi-estruturada com os seguintes focos: 1) identificar diferenciais de cuidado prestado e recebido no Hospital Moinhos de Vento; 2) descrever o cuidado na beira de leito; e 3) definir a Assistência Integral. A partir disso, procurei identificar no discurso manifestações dos entrevistados acerca de cada uma das dimensões dos eixos Assistir (dimensões respeito, atenção, sensibilidade e empatia, foco na pessoa e acolhimento) e Atender (resultados, estrutura e processo), que são a base do modelo de Assistência Integral. A metodologia adotada foi de estudo de caso de base qualitativa. Foram entrevistados 10 profissionais da saúde, com experiência anterior ou concomitante em outros hospitais e 7 pacientes com mais de uma internação hospitalar. Além da amostra de 17 pessoas, foram examinados documentos institucionais e depoimentos registrados no instrumento de avaliação de satisfação do Hospital. A análise mostrou que a Assistência Integral é identificada com um diferencial de qualidade de atendimento. O discurso dos entrevistados produziu uma reconfiguração das dimensões do modelo, com acréscimo de dimensões em ambos os eixos: no Atender foi incluída a dimensão formação e capacitação, e no Assistir, as dimensões ética e espiritualidade e comprometimento. Resultados passou a ser uma dimensão de ambos os eixos. No Assistir, as dimensões atenção, acolhimento, respeito e sensibilidade e empatia passaram a integrar foco na pessoa, por serem todas expressões que remetem a este sentido. Em conclusão, existe um reconhecimento da Assistência Integral não apenas como modelo de cuidado no qual o paciente é o foco e o centro das ações, mas especialmente como modelo de qualidade na Gestão da Assistência Hospitalar. Estudos futuros deverão enfocar também aspectos relativos ao impacto financeiro direto e indireto da adoção desse modelo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410253.pdf: 4778486 bytes, checksum: 3a5b1b1fa5a432f37f81d17adb2c728d (MD5) Previous issue date: 2009-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13013/410253.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO HOSPITALARpor
dc.subjectRELAÇÕES HUMANASpor
dc.subjectRECURSOS HUMANOS EM SAÚDEpor
dc.subjectASSISTÊNCIA CENTRADA NO PACIENTEpor
dc.subjectSERVIÇOS DE SAÚDEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAssistência integral no Hospital Moinhos de Vento : estudo de caso de um modelo de gestão assistencial com foco na pessoapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
410253.pdfTexto Completo4,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.