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Tipo do documento: Tese
Título: A trajetória de aprendizagem no ensino superior : percepções de acadêmicos
Autor: Mattos, Airton Pozo de 
Primeiro orientador: Engers, Maria Emília Amaral
Resumo: O objetivo desta investigação foi o de compreender como os acadêmicos percebem os processos cognitivos que ocorrem quando são envolvidos em experiências de aprendizagem, e que outras dimensões estão presentes nesses processos. Ouvir os envolvidos diretamente em experiências de aprendizagem para saber que dimensões eles acreditam estar presentes neste processo foi, sem dúvida, o elemento fundamental nesta investigação. Afirma-se ser de grande relevância saber como os acadêmicos pensam que a aprendizagem ocorre, já que são eles que realizam esse processo. Considerando o problema e os objetivos do estudo, optou-se por desenvolver uma investigação de cunho qualitativo-interpretativo. Sem dúvida, compreender o processo de aprendizagem na ótica e nas vivências dos acadêmicos, tendo em vista as suas construções, possibilita novas reflexões educacionais. Esses processos envolvem componentes biopsicossociais, o complexo de interações com o meio ambiente no contexto histórico. Os participantes do estudo foram 12 acadêmicos de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, pertencentes aos cursos: Direito, Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Física, Biologia, Química, Pedagogia, Farmácia, Enfermagem. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada que foi estudada através da análise de conteúdo. Os resultados apontaram para as seguintes categorias: os processos cognitivos evidenciados, as etapas em que ocorrem esses processos, as experiências 10 acadêmicas relevantes e as condições necessárias para que os processos possam gerar aprendizagem. Os processos cognitivos são eventos mentais que formam redes de interações intersubjetivas, internalizadas e externalizadas, à medida que se instaura um processo desencadeador via estímulo emocionalmente competente(EEC). As percepções vieram ao encontro do que propõe a literatura consultada, de que diferentes níveis de hierarquia sensorial e de diferentes sentidos podem modificar os mapas cognitivos ao longo da vida. Para tanto, é de extrema importância que o professor promova experiências de aprendizagem motivadoras, eliciando a rede processual que interage e ativa zonas de desenvolvimento proximal. Isso revela a necessidade de que o professor planeje melhor as atividades de aprendizagem, levando em consideração o desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas, a relação com o meio e a construção individual.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO
APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO
COGNIÇÃO
ENSINO SUPERIOR
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MATTOS, Airton Pozo de. A trajetória de aprendizagem no ensino superior : percepções de acadêmicos. 2005. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3576
Data de defesa: 28-Fev-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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