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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3576
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mattos, Airton Pozo de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771792Z2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Engers, Maria Emília Amaral | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:46Z | - |
dc.date.available | 2009-01-20 | - |
dc.date.issued | 2005-02-28 | - |
dc.identifier.citation | MATTOS, Airton Pozo de. A trajetória de aprendizagem no ensino superior : percepções de acadêmicos. 2005. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3576 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta investigação foi o de compreender como os acadêmicos percebem os processos cognitivos que ocorrem quando são envolvidos em experiências de aprendizagem, e que outras dimensões estão presentes nesses processos. Ouvir os envolvidos diretamente em experiências de aprendizagem para saber que dimensões eles acreditam estar presentes neste processo foi, sem dúvida, o elemento fundamental nesta investigação. Afirma-se ser de grande relevância saber como os acadêmicos pensam que a aprendizagem ocorre, já que são eles que realizam esse processo. Considerando o problema e os objetivos do estudo, optou-se por desenvolver uma investigação de cunho qualitativo-interpretativo. Sem dúvida, compreender o processo de aprendizagem na ótica e nas vivências dos acadêmicos, tendo em vista as suas construções, possibilita novas reflexões educacionais. Esses processos envolvem componentes biopsicossociais, o complexo de interações com o meio ambiente no contexto histórico. Os participantes do estudo foram 12 acadêmicos de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, pertencentes aos cursos: Direito, Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Física, Biologia, Química, Pedagogia, Farmácia, Enfermagem. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada que foi estudada através da análise de conteúdo. Os resultados apontaram para as seguintes categorias: os processos cognitivos evidenciados, as etapas em que ocorrem esses processos, as experiências 10 acadêmicas relevantes e as condições necessárias para que os processos possam gerar aprendizagem. Os processos cognitivos são eventos mentais que formam redes de interações intersubjetivas, internalizadas e externalizadas, à medida que se instaura um processo desencadeador via estímulo emocionalmente competente(EEC). As percepções vieram ao encontro do que propõe a literatura consultada, de que diferentes níveis de hierarquia sensorial e de diferentes sentidos podem modificar os mapas cognitivos ao longo da vida. Para tanto, é de extrema importância que o professor promova experiências de aprendizagem motivadoras, eliciando a rede processual que interage e ativa zonas de desenvolvimento proximal. Isso revela a necessidade de que o professor planeje melhor as atividades de aprendizagem, levando em consideração o desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas, a relação com o meio e a construção individual. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 408572.pdf: 1250524 bytes, checksum: 9d9d35947f6de6f41854b6d870d10a69 (MD5) Previous issue date: 2005-02-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13156/408572.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject | COGNIÇÃO | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A trajetória de aprendizagem no ensino superior : percepções de acadêmicos | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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408572.pdf | Texto Completo | 1,22 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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