Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3570
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Limites e possibilidades de uma prática pedagógica libertária no ensino superior : uma análise a partir de Foucault |
Autor: | Taube, Silvana Batista |
Primeiro orientador: | Medeiros, Marilú Fontoura de |
Resumo: | Esta pesquisa realizou-se no âmbito da disciplina de Didática, ministrada em diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Empreendeu-se, através dela, a construção de um trabalho pedagógico que se pretendeu livre e não autoritário, no sentido libertário, utilizando-se como método básico de investigação, a observação participante aliada à diferentes técnicas de coleta de dados como a gravação, transcrição e análise das falas em sala de aula, além da formação de grupos de estudo, conversas informais com alunos e colegas de trabalho. O que se pretendeu, na verdade, foi encontrar os limites e possibilidades de uma prática pedagógica Libertária no Ensino Superior, devendo-se à Michel Foucault as mais significativas contribuições para analisar as numerosas questões que permeiam a prática educativa, sobretudo, o conjunto de prescrições normativas, de pressupostos teórico-metodológicos que se constituíram ao longo da história em mecanismos disciplinares propagados pela Didática através de seus enunciados. Assim sendo, teve-se a intenção, através deste trabalho, de quebrar ou desconsertar essa ordem discursiva e encontrar novas possibilidades, novos meios de realizar a educação. E as possibilidades se mostraram através da resistência, da negação de que exista a verdade pedagógica. Não numa extenuante luta contra o aparato - o Estado, suas instituições, seus mecanismos de controle - mas na habilidade estratégica de contornar os obstáculos, os limites que se impuseram nas relações do cotidiano escolar, para simplesmente permitir o surgimento do diferente, do incessantemente novo |
Palavras-chave: | DIDÁTICA PEDAGOGIA ENSINO SUPERIOR |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | TAUBE, Silvana Batista. Limites e possibilidades de uma prática pedagógica libertária no ensino superior : uma análise a partir de Foucault. 1997. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3570 |
Data de defesa: | 19-Dez-1997 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
407644.pdf | Texto Completo | 275,72 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.