Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3570
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Taube, Silvana Batista | - |
dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Marilú Fontoura de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780594Z5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:44Z | - |
dc.date.available | 2012-11-05 | - |
dc.date.issued | 1997-12-19 | - |
dc.identifier.citation | TAUBE, Silvana Batista. Limites e possibilidades de uma prática pedagógica libertária no ensino superior : uma análise a partir de Foucault. 1997. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3570 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa realizou-se no âmbito da disciplina de Didática, ministrada em diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Empreendeu-se, através dela, a construção de um trabalho pedagógico que se pretendeu livre e não autoritário, no sentido libertário, utilizando-se como método básico de investigação, a observação participante aliada à diferentes técnicas de coleta de dados como a gravação, transcrição e análise das falas em sala de aula, além da formação de grupos de estudo, conversas informais com alunos e colegas de trabalho. O que se pretendeu, na verdade, foi encontrar os limites e possibilidades de uma prática pedagógica Libertária no Ensino Superior, devendo-se à Michel Foucault as mais significativas contribuições para analisar as numerosas questões que permeiam a prática educativa, sobretudo, o conjunto de prescrições normativas, de pressupostos teórico-metodológicos que se constituíram ao longo da história em mecanismos disciplinares propagados pela Didática através de seus enunciados. Assim sendo, teve-se a intenção, através deste trabalho, de quebrar ou desconsertar essa ordem discursiva e encontrar novas possibilidades, novos meios de realizar a educação. E as possibilidades se mostraram através da resistência, da negação de que exista a verdade pedagógica. Não numa extenuante luta contra o aparato - o Estado, suas instituições, seus mecanismos de controle - mas na habilidade estratégica de contornar os obstáculos, os limites que se impuseram nas relações do cotidiano escolar, para simplesmente permitir o surgimento do diferente, do incessantemente novo | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407644.pdf: 282341 bytes, checksum: 3f9f412a4a0422ee3c46a5adb1c08c80 (MD5) Previous issue date: 1997-12-19 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13140/407644.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | DIDÁTICA | por |
dc.subject | PEDAGOGIA | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Limites e possibilidades de uma prática pedagógica libertária no ensino superior : uma análise a partir de Foucault | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
407644.pdf | Texto Completo | 275.72 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.