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dc.creatorTaube, Silvana Batista-
dc.contributor.advisor1Medeiros, Marilú Fontoura de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780594Z5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:44Z-
dc.date.available2012-11-05-
dc.date.issued1997-12-19-
dc.identifier.citationTAUBE, Silvana Batista. Limites e possibilidades de uma prática pedagógica libertária no ensino superior : uma análise a partir de Foucault. 1997. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3570-
dc.description.resumoEsta pesquisa realizou-se no âmbito da disciplina de Didática, ministrada em diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Empreendeu-se, através dela, a construção de um trabalho pedagógico que se pretendeu livre e não autoritário, no sentido libertário, utilizando-se como método básico de investigação, a observação participante aliada à diferentes técnicas de coleta de dados como a gravação, transcrição e análise das falas em sala de aula, além da formação de grupos de estudo, conversas informais com alunos e colegas de trabalho. O que se pretendeu, na verdade, foi encontrar os limites e possibilidades de uma prática pedagógica Libertária no Ensino Superior, devendo-se à Michel Foucault as mais significativas contribuições para analisar as numerosas questões que permeiam a prática educativa, sobretudo, o conjunto de prescrições normativas, de pressupostos teórico-metodológicos que se constituíram ao longo da história em mecanismos disciplinares propagados pela Didática através de seus enunciados. Assim sendo, teve-se a intenção, através deste trabalho, de quebrar ou desconsertar essa ordem discursiva e encontrar novas possibilidades, novos meios de realizar a educação. E as possibilidades se mostraram através da resistência, da negação de que exista a verdade pedagógica. Não numa extenuante luta contra o aparato - o Estado, suas instituições, seus mecanismos de controle - mas na habilidade estratégica de contornar os obstáculos, os limites que se impuseram nas relações do cotidiano escolar, para simplesmente permitir o surgimento do diferente, do incessantemente novopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407644.pdf: 282341 bytes, checksum: 3f9f412a4a0422ee3c46a5adb1c08c80 (MD5) Previous issue date: 1997-12-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13140/407644.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDIDÁTICApor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLimites e possibilidades de uma prática pedagógica libertária no ensino superior : uma análise a partir de Foucaultpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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