Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3568
Document type: Tese
Title: A trajetória e a mudança na educação superior : Centro Universitário Metodista
Author: Oliveira, Adriana Rivoire Menelli de 
Advisor: Castro, Marta Luz Sisson de
Abstract (native): A Tese intitulada A TRAJETÓRIA E A MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA trata da mudança na educação superior, a partir de um Estudo de Caso de duas Faculdades Isoladas, na cidade de Porto Alegre, que passaram por grandes transformações, até chegar à condição de Centro Universitário, no período compreendido entre 2002 e 2007. O objetivo da Tese foi compreender a trajetória e o processo de mudança, a caminhada histórica, a transformação de Faculdades Isoladas do IPA e do IMEC em Centro Universitário, bem como o impacto na comunidade interna e na comunidade externa. Os objetivos específicos centraram-se em indicar as implicações e responsabilidades acadêmicas e administrativas da mudança na expansão da educação superior e analisar as conquistas acadêmicas como espaço de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão e sua inserção social na comunidade. O estudo analisou 10 entrevistas com pessoas envolvidas no processo, diversos documentos institucionais, além de observações do cotidiano e dados levantados com a comunidade interna. Cinco categorias emergiram da análise de dados, que foram definidas como: Processo de Mudança, Participação e Envolvimento da Comunidade, Sustentabilidade, Identidade e Projeto Pedagógico Institucional e Novos Desafios. A partir da análise realizada, foi possível compreender as repercussões da rápida expansão acadêmica no contexto da rede metodista de educação, identificar os caminhos percorridos para a superação das dificuldades econômicofinanceiras acumuladas durante o processo e destacar indicativos a serem considerados na instalação de um processo de mudança quando desencadeado em uma organização. Considerando que o desencadear de um processo de mudança não garante a longevidade institucional e que a mudança é um longo processo que deve ser impulsionado de forma global, numa perspectiva sistêmica, seus efeitos apenas serão percebidos em longo prazo, a todo o momento e em todos os níveis da organização. Assim, quanto mais os integrantes atuarem e planejarem estratégias de forma coletiva e convergente, mais garantias a organização terá na concretização e efetivação de seus objetivos. Por fim a Tese conclui sobre fatores que contribuíram para a trajetória e a mudança na educação superior do IPA, dizendo que se tornar uma instituição pró-ativa e bem-sucedida está diretamente associado à capacidade de se adaptar e mudar, conforme a evolução da sociedade e dos desafios a serem enfrentados. A condução de uma instituição depende, diretamente, dos objetivos e da forma como as mudanças são propostas e desencadeadas em sua estrutura e organização. Depende, também, da postura e da atuação responsável dos gestores e das lideranças que estarão à frente do desafio, neste caso, à frente do Centro Universitário Metodista do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista
Keywords: ENSINO SUPERIOR
ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
METODISTAS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Adriana Rivoire Menelli de. A trajetória e a mudança na educação superior : Centro Universitário Metodista. 2008. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3568
Issue Date: 4-Aug-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
406503.pdfTexto Completo1,36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.