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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3568
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Adriana Rivoire Menelli de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751161J7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Marta Luz Sisson de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:43Z | - |
dc.date.available | 2008-10-29 | - |
dc.date.issued | 2008-08-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Adriana Rivoire Menelli de. A trajetória e a mudança na educação superior : Centro Universitário Metodista. 2008. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3568 | - |
dc.description.resumo | A Tese intitulada A TRAJETÓRIA E A MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA trata da mudança na educação superior, a partir de um Estudo de Caso de duas Faculdades Isoladas, na cidade de Porto Alegre, que passaram por grandes transformações, até chegar à condição de Centro Universitário, no período compreendido entre 2002 e 2007. O objetivo da Tese foi compreender a trajetória e o processo de mudança, a caminhada histórica, a transformação de Faculdades Isoladas do IPA e do IMEC em Centro Universitário, bem como o impacto na comunidade interna e na comunidade externa. Os objetivos específicos centraram-se em indicar as implicações e responsabilidades acadêmicas e administrativas da mudança na expansão da educação superior e analisar as conquistas acadêmicas como espaço de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão e sua inserção social na comunidade. O estudo analisou 10 entrevistas com pessoas envolvidas no processo, diversos documentos institucionais, além de observações do cotidiano e dados levantados com a comunidade interna. Cinco categorias emergiram da análise de dados, que foram definidas como: Processo de Mudança, Participação e Envolvimento da Comunidade, Sustentabilidade, Identidade e Projeto Pedagógico Institucional e Novos Desafios. A partir da análise realizada, foi possível compreender as repercussões da rápida expansão acadêmica no contexto da rede metodista de educação, identificar os caminhos percorridos para a superação das dificuldades econômicofinanceiras acumuladas durante o processo e destacar indicativos a serem considerados na instalação de um processo de mudança quando desencadeado em uma organização. Considerando que o desencadear de um processo de mudança não garante a longevidade institucional e que a mudança é um longo processo que deve ser impulsionado de forma global, numa perspectiva sistêmica, seus efeitos apenas serão percebidos em longo prazo, a todo o momento e em todos os níveis da organização. Assim, quanto mais os integrantes atuarem e planejarem estratégias de forma coletiva e convergente, mais garantias a organização terá na concretização e efetivação de seus objetivos. Por fim a Tese conclui sobre fatores que contribuíram para a trajetória e a mudança na educação superior do IPA, dizendo que se tornar uma instituição pró-ativa e bem-sucedida está diretamente associado à capacidade de se adaptar e mudar, conforme a evolução da sociedade e dos desafios a serem enfrentados. A condução de uma instituição depende, diretamente, dos objetivos e da forma como as mudanças são propostas e desencadeadas em sua estrutura e organização. Depende, também, da postura e da atuação responsável dos gestores e das lideranças que estarão à frente do desafio, neste caso, à frente do Centro Universitário Metodista do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 406503.pdf: 1392490 bytes, checksum: 3ff536fa67aa79bbc41ebe8fa98f8d30 (MD5) Previous issue date: 2008-08-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13077/406503.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA | por |
dc.subject | MUDANÇA ORGANIZACIONAL | por |
dc.subject | METODISTAS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A trajetória e a mudança na educação superior : Centro Universitário Metodista | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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406503.pdf | Texto Completo | 1.36 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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