Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565
Document type: Dissertação
Title: A avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a prática docente
Author: Mariante, Antonieta Beatriz 
Advisor: Morosini, Marília Costa
Abstract (native): A presente dissertação analisa o processo de avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais (NEEs), na perspectiva da inclusão acadêmica. Com tal propósito, e embasado em autores que comungam com um fazer pedagógico voltado para ações avaliativas inclusivas nos espaços educativos, este trabalho se organiza em quatro capítulos. O primeiro apresenta os caminhos percorridos através do uso da metodologia de estudo de caso dentro do paradigma qualitativo. O segundo capítulo aborda marcos normativos legais referentes à diversidade e à inclusão e as políticas de inclusão do Governo Federal e do Centro Universitário Metodista, do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, onde a pesquisa foi realizada. O capítulo três entrelaça paradigmas de avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão com as concepções advindas da prática exercida na realidade investigada, que é exposta na análise dos dados através das falas dos discentes NEEs e docentes entrevistados. Ao final, no capítulo quarto, são apresentadas algumas idéias conclusivas que propõem possibilidades e desafios à reflexão de quem, comprometido com o processo de educação inclusiva, também se compromete com a inclusão social.
Keywords: EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO SOCIAL
POLÍTICA EDUCACIONAL
ENSINO - AVALIAÇÃO
APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA - EDUCAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MARIANTE, Antonieta Beatriz. A avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a prática docente. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565
Issue Date: 8-Jul-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
404972.pdfTexto Completo2.45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.