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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mariante, Antonieta Beatriz | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716158P0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Morosini, Marília Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:43Z | - |
dc.date.available | 2008-09-30 | - |
dc.date.issued | 2008-07-08 | - |
dc.identifier.citation | MARIANTE, Antonieta Beatriz. A avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a prática docente. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação analisa o processo de avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais (NEEs), na perspectiva da inclusão acadêmica. Com tal propósito, e embasado em autores que comungam com um fazer pedagógico voltado para ações avaliativas inclusivas nos espaços educativos, este trabalho se organiza em quatro capítulos. O primeiro apresenta os caminhos percorridos através do uso da metodologia de estudo de caso dentro do paradigma qualitativo. O segundo capítulo aborda marcos normativos legais referentes à diversidade e à inclusão e as políticas de inclusão do Governo Federal e do Centro Universitário Metodista, do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, onde a pesquisa foi realizada. O capítulo três entrelaça paradigmas de avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão com as concepções advindas da prática exercida na realidade investigada, que é exposta na análise dos dados através das falas dos discentes NEEs e docentes entrevistados. Ao final, no capítulo quarto, são apresentadas algumas idéias conclusivas que propõem possibilidades e desafios à reflexão de quem, comprometido com o processo de educação inclusiva, também se compromete com a inclusão social. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 404972.pdf: 2504685 bytes, checksum: 6f6a89d2d80f6ce50ca6e6bbe816dbba (MD5) Previous issue date: 2008-07-08 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13168/404972.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO ESPECIAL | por |
dc.subject | INCLUSÃO SOCIAL | por |
dc.subject | POLÍTICA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | ENSINO - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO | por |
dc.subject | PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a prática docente | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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404972.pdf | Texto Completo | 2,45 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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