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dc.creatorMariante, Antonieta Beatriz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716158P0por
dc.contributor.advisor1Morosini, Marília Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:43Z-
dc.date.available2008-09-30-
dc.date.issued2008-07-08-
dc.identifier.citationMARIANTE, Antonieta Beatriz. A avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a prática docente. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3565-
dc.description.resumoA presente dissertação analisa o processo de avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais (NEEs), na perspectiva da inclusão acadêmica. Com tal propósito, e embasado em autores que comungam com um fazer pedagógico voltado para ações avaliativas inclusivas nos espaços educativos, este trabalho se organiza em quatro capítulos. O primeiro apresenta os caminhos percorridos através do uso da metodologia de estudo de caso dentro do paradigma qualitativo. O segundo capítulo aborda marcos normativos legais referentes à diversidade e à inclusão e as políticas de inclusão do Governo Federal e do Centro Universitário Metodista, do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, onde a pesquisa foi realizada. O capítulo três entrelaça paradigmas de avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão com as concepções advindas da prática exercida na realidade investigada, que é exposta na análise dos dados através das falas dos discentes NEEs e docentes entrevistados. Ao final, no capítulo quarto, são apresentadas algumas idéias conclusivas que propõem possibilidades e desafios à reflexão de quem, comprometido com o processo de educação inclusiva, também se compromete com a inclusão social.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 404972.pdf: 2504685 bytes, checksum: 6f6a89d2d80f6ce50ca6e6bbe816dbba (MD5) Previous issue date: 2008-07-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13168/404972.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpor
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpor
dc.subjectPOLÍTICA EDUCACIONALpor
dc.subjectENSINO - AVALIAÇÃOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEM - AVALIAÇÃOpor
dc.subjectPESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA - EDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais : entre a teoria e a prática docentepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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