Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3556
Document type: Tese
Title: Reaprender a aprender : a pesquisa como alternativa metacognitiva
Author: Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de 
Advisor: Enricone, Délcia
Abstract (native): A tese investiga a pesquisa como alternativa metodológica para lidar com as diferenças individuais dos aprendizes, sendo ela caracterizada como atividade metacognitiva. Para alcançar esse objetivo, são revisados estudos que abarcam a complexidade do conhecer, o indivíduo como auto-reorganizador do conhecimento, achados neurocientíficos acerca do funcionamento do cérebro, o tema metacognição, a mediação docente, a atividade de pesquisa e a formação de professores. A essa interlocução teórica acrescentam-se dados empíricos obtidos junto à 10 (dez) acadêmicas concluintes do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, em Rio Grande, RS. A coleta de dados envolveu aplicação de questionários, preenchimento de planilha para auto-acompanhamento na atividade de pesquisa e encontro coletivo após a execução do trabalho. Os resultados obtidos no estudo mostram que é possível oportunizar o desenvolvimento metacognitivo do aluno via tarefa de pesquisa. Mediante a complexidade da atividade e a necessidade de atingir um objetivo, o aluno estabelece um plano inicial, porém, ao refletir a respeito de seus processos cognitivos, pode monitorar, avaliar e regular suas ações mentais, retomando e reformulando o plano em função da meta a ser alcançada. Dessa forma, o aluno se percebe como sujeito auto-reorganizador de sua própria aprendizagem, colaborando para a construção da visão autopoiética do reaprender a aprender. Paralelamente, fundamentando-se na idéia de que a formação docente influencia na adoção dessa prática pedagógica e que a mediação docente é essencial para o desenvolvimento da auto-regulação no aluno, defende-se a necessidade de promover, em especial nos cursos de formação de professores, um entendimento acerca da metacognição bem como o exercício prático da mesma. Para tal, sugere-se a adoção da pesquisa como alternativa metodológica para oferecer aos futuros professores situações de aprendizagem que oportunizem a auto-pesquisa, contribuindo para que compreendam a complexidade do ensinar e do aprender, percebendo em si mesmos a autopoiese do reaprender a aprender.
Keywords: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
METACOGNIÇÃO
PESQUISAS
NEUROCIÊNCIA
AUTOPOIESE
MEDIAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Reaprender a aprender : a pesquisa como alternativa metacognitiva. 2008. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3556
Issue Date: 11-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400884.pdfTexto Completo1.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.