Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139359Z8por
dc.contributor.advisor1Enricone, Délcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:41Z-
dc.date.available2008-05-09-
dc.date.issued2008-01-11-
dc.identifier.citationCARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Reaprender a aprender : a pesquisa como alternativa metacognitiva. 2008. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3556-
dc.description.resumoA tese investiga a pesquisa como alternativa metodológica para lidar com as diferenças individuais dos aprendizes, sendo ela caracterizada como atividade metacognitiva. Para alcançar esse objetivo, são revisados estudos que abarcam a complexidade do conhecer, o indivíduo como auto-reorganizador do conhecimento, achados neurocientíficos acerca do funcionamento do cérebro, o tema metacognição, a mediação docente, a atividade de pesquisa e a formação de professores. A essa interlocução teórica acrescentam-se dados empíricos obtidos junto à 10 (dez) acadêmicas concluintes do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, em Rio Grande, RS. A coleta de dados envolveu aplicação de questionários, preenchimento de planilha para auto-acompanhamento na atividade de pesquisa e encontro coletivo após a execução do trabalho. Os resultados obtidos no estudo mostram que é possível oportunizar o desenvolvimento metacognitivo do aluno via tarefa de pesquisa. Mediante a complexidade da atividade e a necessidade de atingir um objetivo, o aluno estabelece um plano inicial, porém, ao refletir a respeito de seus processos cognitivos, pode monitorar, avaliar e regular suas ações mentais, retomando e reformulando o plano em função da meta a ser alcançada. Dessa forma, o aluno se percebe como sujeito auto-reorganizador de sua própria aprendizagem, colaborando para a construção da visão autopoiética do reaprender a aprender. Paralelamente, fundamentando-se na idéia de que a formação docente influencia na adoção dessa prática pedagógica e que a mediação docente é essencial para o desenvolvimento da auto-regulação no aluno, defende-se a necessidade de promover, em especial nos cursos de formação de professores, um entendimento acerca da metacognição bem como o exercício prático da mesma. Para tal, sugere-se a adoção da pesquisa como alternativa metodológica para oferecer aos futuros professores situações de aprendizagem que oportunizem a auto-pesquisa, contribuindo para que compreendam a complexidade do ensinar e do aprender, percebendo em si mesmos a autopoiese do reaprender a aprender.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400884.pdf: 1268225 bytes, checksum: bb13a3dfa949e0cd1cd6dbc3b4f4c389 (MD5) Previous issue date: 2008-01-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13119/400884.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectMETACOGNIÇÃOpor
dc.subjectPESQUISASpor
dc.subjectNEUROCIÊNCIApor
dc.subjectAUTOPOIESEpor
dc.subjectMEDIAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleReaprender a aprender : a pesquisa como alternativa metacognitivapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
400884.pdfTexto Completo1,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.