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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3554
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades |
Autor: | Petenuzzo, Rosângela |
Primeiro orientador: | Hermann, Nadja Mara Amilibia |
Resumo: | A presente dissertação intitulada As Tecnologias da Informação e Educação: limites e possibilidades é uma pesquisa teórica e bibliográfica que investiga a questão das tecnologias da informação e comunicação na Educação, especialmente no que tange às suas possibilidades e limites. Num primeiro momento do processo investigativo, a pesquisa situa o contexto da educação brasileira e o impacto das atuais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais no processo educacional e no ensino, levando ao questionamento do papel da escola e dos professores. Neste movimento de transformações aceleradas é consenso de que a escola precisa mudar. A resposta para as mudanças situa-se no contexto histórico em que o tecnicismo já se tornava predominante e a educação busca nas inovações tecnológicas um espaço para transformar a educação. Num segundo momento, a pesquisa indica os diferentes desdobramentos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola para, então, analisar, em confronto com os estudos teóricos e com uma experiência pedagógica exemplar, os limites e possibilidades das TICs. Nessa perspectiva, a pesquisa indica que as possibilidades e os limites estão relacionados com o contexto mais amplo da educação e, especialmente, com a qualidade da formação de professores, que devem desenvolver habilidades e competências necessárias à utilização das inovações tecnológicas no espaço escolar, mas, sobretudo, competência humana interativa, voltada para uma educação capaz de ver o outro em sua singularidade. Assim, a pesquisa conclui pela necessidade de situar as TICs num contexto mais amplo do sentido da educação, considerando sua reivindicação histórica de formação ética, para não cairmos no reducionismo ingênuo de que as tecnologias teriam uma condição inerente de ser uma solução. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA PÓS-MODERNIDADE PEDAGOGIA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PETENUZZO, Rosângela. As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades. 2008. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3554 |
Data de defesa: | 30-Jan-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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