Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPetenuzzo, Rosângela-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717543A0por
dc.contributor.advisor1Hermann, Nadja Mara Amilibia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:40Z-
dc.date.available2008-05-09-
dc.date.issued2008-01-30-
dc.identifier.citationPETENUZZO, Rosângela. As tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidades. 2008. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3554-
dc.description.resumoA presente dissertação intitulada As Tecnologias da Informação e Educação: limites e possibilidades é uma pesquisa teórica e bibliográfica que investiga a questão das tecnologias da informação e comunicação na Educação, especialmente no que tange às suas possibilidades e limites. Num primeiro momento do processo investigativo, a pesquisa situa o contexto da educação brasileira e o impacto das atuais transformações econômicas, políticas, sociais e culturais no processo educacional e no ensino, levando ao questionamento do papel da escola e dos professores. Neste movimento de transformações aceleradas é consenso de que a escola precisa mudar. A resposta para as mudanças situa-se no contexto histórico em que o tecnicismo já se tornava predominante e a educação busca nas inovações tecnológicas um espaço para transformar a educação. Num segundo momento, a pesquisa indica os diferentes desdobramentos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola para, então, analisar, em confronto com os estudos teóricos e com uma experiência pedagógica exemplar, os limites e possibilidades das TICs. Nessa perspectiva, a pesquisa indica que as possibilidades e os limites estão relacionados com o contexto mais amplo da educação e, especialmente, com a qualidade da formação de professores, que devem desenvolver habilidades e competências necessárias à utilização das inovações tecnológicas no espaço escolar, mas, sobretudo, competência humana interativa, voltada para uma educação capaz de ver o outro em sua singularidade. Assim, a pesquisa conclui pela necessidade de situar as TICs num contexto mais amplo do sentido da educação, considerando sua reivindicação histórica de formação ética, para não cairmos no reducionismo ingênuo de que as tecnologias teriam uma condição inerente de ser uma solução.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400881.pdf: 394858 bytes, checksum: 58977ba9205f191f8074ace907986d18 (MD5) Previous issue date: 2008-01-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13081/400881.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIApor
dc.subjectPÓS-MODERNIDADEpor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs tecnologias da informação e comunicação na educação : limites e possibilidadespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
400881.pdfTexto Completo385,6 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.