Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3553
Document type: | Dissertação |
Title: | Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação |
Author: | Baez, Marcio Alessandro Cossio ![]() |
Advisor: | Stobäus, Claus Dieter |
Abstract (native): | Atualmente existem inúmeros trabalhos que relatam sobre a formação de professores, cada um deles com um enfoque especial e único. O que mais nos inquietava era o fato de maior parte destes estudos enfocarem análises sobre as perspectivas na formação acadêmica na área de Educação Física, sem jamais preocupar-se com o processo de formação, visto pelo prisma dos principais atores do mesmo, os discentes. Para isso, foi necessário questionarmos quais os motivos que levam a buscar a formação em Educação Física, bem como identificar, através de registros, observações e análise de particularidades da fala dos acadêmicos, a relação entre a imagem pré-estabelecida e a realidade encontrada nos cursos de formação de professores de Educação Física, e, por fim, identificar o contexto em que estão inseridos os acadêmicos de Educação Física e sua influência na formação. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso descritivo, de cunho qualitativo, no qual buscamos compreender os fenômenos nas suas origens e na perspectiva do participante entrevistado/observado. Os discentes analisados/observados são do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Campus Uruguaiana, entrevistados de forma coletiva e individual, além de observados em sua realidade cotidiana, o que possibilitou análises complementárias entre si, de como se dão as relações e as tendências dos principais enfoques da formação em Educação Física, cujas categorias são: Identidade profissional; escolha profissional; experiências acadêmicas; e visão profissional. Revelam habilidades utilizadas pelos acadêmicos durante seu processo de trans(formação) em profissionais de Educação Física, evidenciando que, com o passar dos anos, o amadurecimento, os relatos sofrem transformações, demonstrando uma maior valorização de experiências que proporcionem um crescimento acadêmico. |
Keywords: | FORMAÇÃO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO SUPERIOR PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | BAEZ, Marcio Alessandro Cossio. Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3553 |
Issue Date: | 29-Feb-2008 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
400733.pdf | Texto Completo | 539.76 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.