Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3553
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Baez, Marcio Alessandro Cossio | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768065P1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Stobäus, Claus Dieter | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:40Z | - |
dc.date.available | 2008-05-05 | - |
dc.date.issued | 2008-02-29 | - |
dc.identifier.citation | BAEZ, Marcio Alessandro Cossio. Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3553 | - |
dc.description.resumo | Atualmente existem inúmeros trabalhos que relatam sobre a formação de professores, cada um deles com um enfoque especial e único. O que mais nos inquietava era o fato de maior parte destes estudos enfocarem análises sobre as perspectivas na formação acadêmica na área de Educação Física, sem jamais preocupar-se com o processo de formação, visto pelo prisma dos principais atores do mesmo, os discentes. Para isso, foi necessário questionarmos quais os motivos que levam a buscar a formação em Educação Física, bem como identificar, através de registros, observações e análise de particularidades da fala dos acadêmicos, a relação entre a imagem pré-estabelecida e a realidade encontrada nos cursos de formação de professores de Educação Física, e, por fim, identificar o contexto em que estão inseridos os acadêmicos de Educação Física e sua influência na formação. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso descritivo, de cunho qualitativo, no qual buscamos compreender os fenômenos nas suas origens e na perspectiva do participante entrevistado/observado. Os discentes analisados/observados são do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Campus Uruguaiana, entrevistados de forma coletiva e individual, além de observados em sua realidade cotidiana, o que possibilitou análises complementárias entre si, de como se dão as relações e as tendências dos principais enfoques da formação em Educação Física, cujas categorias são: Identidade profissional; escolha profissional; experiências acadêmicas; e visão profissional. Revelam habilidades utilizadas pelos acadêmicos durante seu processo de trans(formação) em profissionais de Educação Física, evidenciando que, com o passar dos anos, o amadurecimento, os relatos sofrem transformações, demonstrando uma maior valorização de experiências que proporcionem um crescimento acadêmico. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400733.pdf: 552718 bytes, checksum: 744777e38153e9389f0da5f4fcf11aef (MD5) Previous issue date: 2008-02-29 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13063/400733.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO FÍSICA | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
400733.pdf | Texto Completo | 539,76 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.