Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3547
Document type: | Dissertação |
Title: | A trajetória de inclusão de uma aluna com NEE, síndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso |
Author: | Lima, Olga Maria Blauth de ![]() |
Advisor: | Stobäus, Claus Dieter |
Abstract (native): | Esta investigação, inserida na Linha de Pesquisa Desenvolvimento da Pessoa, Saúde e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, é uma pesquisa qualitativa. Teve como objetivo principal, investigar a trajetória pessoal, familiar e acadêmica, através de estudo de caso de um sujeito com NEE Síndrome de Down, aqui neste trabalho, denominada Flor. O estudo analisou aspectos da estimulação e educação recebidas por este sujeito-pesquisado, desde a sua primeira infância até a universidade e realizou acompanhamentos junto à aluna com NEE no Curso Superior de Tecnologia em Dança, da Universidade Luterana do Brasil ULBRA, Campus Canoas/RS, através de observações e anotações, em forma de entrevistas, de depoimentos do sujeito-pesquisado, de seus familiares, de alguns professores e de colegas de curso. Os dados obtidos nesta investigação foram analisados segundo o método de análise de conteúdos, com base em Bardin (2004), complementadas por Moraes (In: ENGERS, 1994). As categorias temáticas originaram-se das questões norteadoras desta investigação e resultaram nas seguintes categorias: A primeira categoria TRAJETÓRIA PESSOAL apresenta duas Subcategorias: O início da caminhada, em que são expostos os tipos de atendimento/tratamento que Flor recebeu, desde a primeira infância até a fase pré-escolar; e A passagem pela escolarização, em que são expostas as angústias e esperanças dela e da família quanto à sua alfabetização. A segunda Categoria, A TRAJETÓRIA FAMILIAR, contém a subcategoria denominada A trilha, na qual se encontram os relatos de Flor e de seus familiares. A terceira categoria TRAJETÓRIA ACADÊMICA, está subdividida em três subcategorias: Nova direção, analisa o ingresso de Flor na Universidade, propriamente; Sentido obrigatório, analisa os auxílios necessários ao bom desempenho acadêmico do sujeito-pesquisado; e Fluxo Constante, aponta o processo de avaliação deste aprendizado. A quarta, OS COMPANHEIROS DE CAMINHADA, destaca o processo de Inclusão de Flor sob o olhar do outro, com as subcategorias: O guia, analisa a representação e importância da família; Os guias auxiliares, representa os professores do Ensino Médio e da Universidade; e Os outros peregrinos, representa os colegas da Universidade. A última categoria, OS CAMINHOS A TRILHAR, com as subcategorias: Os próximos Trajetos, aborda as expectativas de Flor para seu futuro; As Curvas do Caminho, aborda os preconceitos que as pessoas com necessidades especiais têm que enfrentar; e O Caminho sem Volta, aborda a própria Inclusão, que traz algumas propostas para a construção de uma sociedade inclusiva. Algumas recomendações surgiram neste estudo: melhor encaminhamento das famílias de PNEE, desde o nascimento, para que os mesmos possam desenvolver ao máximo as suas potencialidades, diminuindo, assim, a ênfase nas suas limitações; e a inclusão desde a Educação Infantil formará uma cultura inclusiva, que reduzirá a cultura do assistencialismo. |
Keywords: | EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO SOCIAL ENSINO SUPERIOR SÍNDROME DE DOWN PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA - EDUCAÇÃO |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Educaç |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | LIMA, Olga Maria Blauth de. A trajetória de inclusão de uma aluna com NEE, síndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3547 |
Issue Date: | 14-Jan-2008 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
399734.pdf | Texto Completo | 446.54 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.