Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Olga Maria Blauth de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776752P1por
dc.contributor.advisor1Stobäus, Claus Dieter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:38Z-
dc.date.available2008-04-17-
dc.date.issued2008-01-14-
dc.identifier.citationLIMA, Olga Maria Blauth de. A trajetória de inclusão de uma aluna com NEE, síndrome de Down, no ensino superior :um estudo de caso. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3547-
dc.description.resumoEsta investigação, inserida na Linha de Pesquisa Desenvolvimento da Pessoa, Saúde e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, é uma pesquisa qualitativa. Teve como objetivo principal, investigar a trajetória pessoal, familiar e acadêmica, através de estudo de caso de um sujeito com NEE Síndrome de Down, aqui neste trabalho, denominada Flor. O estudo analisou aspectos da estimulação e educação recebidas por este sujeito-pesquisado, desde a sua primeira infância até a universidade e realizou acompanhamentos junto à aluna com NEE no Curso Superior de Tecnologia em Dança, da Universidade Luterana do Brasil ULBRA, Campus Canoas/RS, através de observações e anotações, em forma de entrevistas, de depoimentos do sujeito-pesquisado, de seus familiares, de alguns professores e de colegas de curso. Os dados obtidos nesta investigação foram analisados segundo o método de análise de conteúdos, com base em Bardin (2004), complementadas por Moraes (In: ENGERS, 1994). As categorias temáticas originaram-se das questões norteadoras desta investigação e resultaram nas seguintes categorias: A primeira categoria TRAJETÓRIA PESSOAL apresenta duas Subcategorias: O início da caminhada, em que são expostos os tipos de atendimento/tratamento que Flor recebeu, desde a primeira infância até a fase pré-escolar; e A passagem pela escolarização, em que são expostas as angústias e esperanças dela e da família quanto à sua alfabetização. A segunda Categoria, A TRAJETÓRIA FAMILIAR, contém a subcategoria denominada A trilha, na qual se encontram os relatos de Flor e de seus familiares. A terceira categoria TRAJETÓRIA ACADÊMICA, está subdividida em três subcategorias: Nova direção, analisa o ingresso de Flor na Universidade, propriamente; Sentido obrigatório, analisa os auxílios necessários ao bom desempenho acadêmico do sujeito-pesquisado; e Fluxo Constante, aponta o processo de avaliação deste aprendizado. A quarta, OS COMPANHEIROS DE CAMINHADA, destaca o processo de Inclusão de Flor sob o olhar do outro, com as subcategorias: O guia, analisa a representação e importância da família; Os guias auxiliares, representa os professores do Ensino Médio e da Universidade; e Os outros peregrinos, representa os colegas da Universidade. A última categoria, OS CAMINHOS A TRILHAR, com as subcategorias: Os próximos Trajetos, aborda as expectativas de Flor para seu futuro; As Curvas do Caminho, aborda os preconceitos que as pessoas com necessidades especiais têm que enfrentar; e O Caminho sem Volta, aborda a própria Inclusão, que traz algumas propostas para a construção de uma sociedade inclusiva. Algumas recomendações surgiram neste estudo: melhor encaminhamento das famílias de PNEE, desde o nascimento, para que os mesmos possam desenvolver ao máximo as suas potencialidades, diminuindo, assim, a ênfase nas suas limitações; e a inclusão desde a Educação Infantil formará uma cultura inclusiva, que reduzirá a cultura do assistencialismo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399734.pdf: 457259 bytes, checksum: b5120e31dff448bb0305b6d00504a0d3 (MD5) Previous issue date: 2008-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13099/399734.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpor
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectSÍNDROME DE DOWNpor
dc.subjectPESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA - EDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA trajetória de inclusão de uma aluna com NEE, síndrome de Down, no ensino superior :um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
399734.pdfTexto Completo446.54 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.