Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3538
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade
Autor: Umann, Jair Felipe Bonatto 
Primeiro orientador: Portal, Leda Lísia Franciosi
Resumo: Em tempos de necessidade de mudanças urgentes que resgatem um viver harmônico entre os seres humanos e entre estes e o planeta Terra, esta dissertação tem como objetivo sugerir indicativos para a construção de uma metodologia para o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma perspectiva transdisciplinar. A partir de diversas inspirações metodológicas o autor propõe um transitar harmônico entre Ciência, Arte, Filosofia e Tradições e destaca que é urgente que se promova uma mudança no processo de ensino das danças populares. Além disso, chama atenção para a necessidade de maior valorização da cultura popular brasileira por parte da universidade. Apoiado na literatura, em entrevistas com mestres da cultura popular e em suas vivências e experiências como pesquisador e professor de danças, o autor evidencia a diversidade na formação cultural do Brasil, destaca alguns pontos questionáveis na forma como se estrutura o ensino universitário brasileiro e apresenta a Transdisciplinaridade como uma alternativa importante para a construção de uma sociedade mais humana. Assim, o grande desafio proposto pelo autor é como o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma ótica transdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento humano na sua integralidade.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
DANÇAS POPULARES E NACIONAIS
DANÇA - ENSINO
TRANSDISCIPLINARIDADE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: UMANN, Jair Felipe Bonatto. Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3538
Data de defesa: 9-Jan-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
399730.pdfTexto Completo1,96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.