Compartilhe o registro |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3538
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade |
Autor: | Umann, Jair Felipe Bonatto ![]() |
Primeiro orientador: | Portal, Leda Lísia Franciosi |
Resumo: | Em tempos de necessidade de mudanças urgentes que resgatem um viver harmônico entre os seres humanos e entre estes e o planeta Terra, esta dissertação tem como objetivo sugerir indicativos para a construção de uma metodologia para o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma perspectiva transdisciplinar. A partir de diversas inspirações metodológicas o autor propõe um transitar harmônico entre Ciência, Arte, Filosofia e Tradições e destaca que é urgente que se promova uma mudança no processo de ensino das danças populares. Além disso, chama atenção para a necessidade de maior valorização da cultura popular brasileira por parte da universidade. Apoiado na literatura, em entrevistas com mestres da cultura popular e em suas vivências e experiências como pesquisador e professor de danças, o autor evidencia a diversidade na formação cultural do Brasil, destaca alguns pontos questionáveis na forma como se estrutura o ensino universitário brasileiro e apresenta a Transdisciplinaridade como uma alternativa importante para a construção de uma sociedade mais humana. Assim, o grande desafio proposto pelo autor é como o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma ótica transdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento humano na sua integralidade. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR DANÇAS POPULARES E NACIONAIS DANÇA - ENSINO TRANSDISCIPLINARIDADE |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Educaç |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | UMANN, Jair Felipe Bonatto. Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3538 |
Data de defesa: | 9-Jan-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
399730.pdf | Texto Completo | 1,96 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.