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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3538
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Umann, Jair Felipe Bonatto | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4569924H5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Portal, Leda Lísia Franciosi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:36Z | - |
dc.date.available | 2008-03-28 | - |
dc.date.issued | 2008-01-09 | - |
dc.identifier.citation | UMANN, Jair Felipe Bonatto. Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3538 | - |
dc.description.resumo | Em tempos de necessidade de mudanças urgentes que resgatem um viver harmônico entre os seres humanos e entre estes e o planeta Terra, esta dissertação tem como objetivo sugerir indicativos para a construção de uma metodologia para o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma perspectiva transdisciplinar. A partir de diversas inspirações metodológicas o autor propõe um transitar harmônico entre Ciência, Arte, Filosofia e Tradições e destaca que é urgente que se promova uma mudança no processo de ensino das danças populares. Além disso, chama atenção para a necessidade de maior valorização da cultura popular brasileira por parte da universidade. Apoiado na literatura, em entrevistas com mestres da cultura popular e em suas vivências e experiências como pesquisador e professor de danças, o autor evidencia a diversidade na formação cultural do Brasil, destaca alguns pontos questionáveis na forma como se estrutura o ensino universitário brasileiro e apresenta a Transdisciplinaridade como uma alternativa importante para a construção de uma sociedade mais humana. Assim, o grande desafio proposto pelo autor é como o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma ótica transdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento humano na sua integralidade. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399730.pdf: 2007404 bytes, checksum: 3347692990edfc688f0711bc0a5adc8a (MD5) Previous issue date: 2008-01-09 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13095/399730.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | DANÇAS POPULARES E NACIONAIS | por |
dc.subject | DANÇA - ENSINO | por |
dc.subject | TRANSDISCIPLINARIDADE | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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399730.pdf | Texto Completo | 1,96 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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