Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorUmann, Jair Felipe Bonatto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4569924H5por
dc.contributor.advisor1Portal, Leda Lísia Franciosi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:36Z-
dc.date.available2008-03-28-
dc.date.issued2008-01-09-
dc.identifier.citationUMANN, Jair Felipe Bonatto. Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3538-
dc.description.resumoEm tempos de necessidade de mudanças urgentes que resgatem um viver harmônico entre os seres humanos e entre estes e o planeta Terra, esta dissertação tem como objetivo sugerir indicativos para a construção de uma metodologia para o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma perspectiva transdisciplinar. A partir de diversas inspirações metodológicas o autor propõe um transitar harmônico entre Ciência, Arte, Filosofia e Tradições e destaca que é urgente que se promova uma mudança no processo de ensino das danças populares. Além disso, chama atenção para a necessidade de maior valorização da cultura popular brasileira por parte da universidade. Apoiado na literatura, em entrevistas com mestres da cultura popular e em suas vivências e experiências como pesquisador e professor de danças, o autor evidencia a diversidade na formação cultural do Brasil, destaca alguns pontos questionáveis na forma como se estrutura o ensino universitário brasileiro e apresenta a Transdisciplinaridade como uma alternativa importante para a construção de uma sociedade mais humana. Assim, o grande desafio proposto pelo autor é como o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma ótica transdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento humano na sua integralidade.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399730.pdf: 2007404 bytes, checksum: 3347692990edfc688f0711bc0a5adc8a (MD5) Previous issue date: 2008-01-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13095/399730.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectDANÇAS POPULARES E NACIONAISpor
dc.subjectDANÇA - ENSINOpor
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
399730.pdfTexto Completo1,96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.