Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3531
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação continuada em grupos de estudos : possibilidades com foco no ensino da geometria |
Autor: | Etcheverria, Teresa Cristina |
Primeiro orientador: | Moraes, Roque |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo compreender como a formação de um grupo de estudos no espaço escolar constitui uma possibilidade de formação continuada de professoras dos anos iniciais na área do ensino da Geometria. O referencial teórico da investigação envolve a formação dos professores que atuam nos anos iniciais e está voltado para a constituição de grupos de estudos como modalidade de formação continuada de professores e para os princípios que embasam o ensino da Geometria. A metodologia de pesquisa segue a abordagem qualitativa e faz uso dos princípios da pesquisa-ação. Foi constituído um grupo de estudos formado por quatro professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Os principais instrumentos de coleta de dados foram o questionário, o diário de campo, o depoimento escrito e a entrevista, e aconteceram no período de agosto/2006 a abril/2007. Foram definidas duas categorias a priori com base no referencial teórico, das quais, a partir de um processo de análise textual, emergiram as subcategorias que me possibilitaram organizar e compreender os dados coletados. Desse estudo é possível afirmar que o grupo de estudos é uma modalidade de formação continuada de professores que oportuniza mudanças na prática educativa a partir da reflexão dessa prática e da construção de aprendizagens. Também se conclui que para ressignificar o ensino da Geometria se faz necessário ampliar e valorar o conhecimento geométrico construído pelos professores, voltado para o desenvolvimento da habilidade do pensar geométrico, numa proposta interdisciplinar que estimule o estabelecimento de relações. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO CONTINUADA PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL GEOMETRIA - ENSINO |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | ETCHEVERRIA, Teresa Cristina. Educação continuada em grupos de estudos : possibilidades com foco no ensino da geometria. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3531 |
Data de defesa: | 18-Jan-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
397536.pdf | Texto Completo | 1,18 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.