Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3531
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEtcheverria, Teresa Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746013J9por
dc.contributor.advisor1Moraes, Roque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:19Z-
dc.date.available2008-01-24-
dc.date.issued2008-01-18-
dc.identifier.citationETCHEVERRIA, Teresa Cristina. Educação continuada em grupos de estudos : possibilidades com foco no ensino da geometria. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3531-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo compreender como a formação de um grupo de estudos no espaço escolar constitui uma possibilidade de formação continuada de professoras dos anos iniciais na área do ensino da Geometria. O referencial teórico da investigação envolve a formação dos professores que atuam nos anos iniciais e está voltado para a constituição de grupos de estudos como modalidade de formação continuada de professores e para os princípios que embasam o ensino da Geometria. A metodologia de pesquisa segue a abordagem qualitativa e faz uso dos princípios da pesquisa-ação. Foi constituído um grupo de estudos formado por quatro professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Os principais instrumentos de coleta de dados foram o questionário, o diário de campo, o depoimento escrito e a entrevista, e aconteceram no período de agosto/2006 a abril/2007. Foram definidas duas categorias a priori com base no referencial teórico, das quais, a partir de um processo de análise textual, emergiram as subcategorias que me possibilitaram organizar e compreender os dados coletados. Desse estudo é possível afirmar que o grupo de estudos é uma modalidade de formação continuada de professores que oportuniza mudanças na prática educativa a partir da reflexão dessa prática e da construção de aprendizagens. Também se conclui que para ressignificar o ensino da Geometria se faz necessário ampliar e valorar o conhecimento geométrico construído pelos professores, voltado para o desenvolvimento da habilidade do pensar geométrico, numa proposta interdisciplinar que estimule o estabelecimento de relações.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397536.pdf: 1211873 bytes, checksum: 3a3d535290994e55b3c75a474be9e5a7 (MD5) Previous issue date: 2008-01-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12885/397536.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO CONTINUADApor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectGEOMETRIA - ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação continuada em grupos de estudos : possibilidades com foco no ensino da geometriapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
397536.pdfTexto Completo1.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.