Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3528
Document type: Dissertação
Title: Produção escrita em física com uso de grupos de Internet : aprendizagens significativas por meio do educar pela pesquisa
Author: Vettori, Marcelo 
Advisor: Moraes, Roque
Abstract (native): Esta pesquisa foi realizada ao longo do ano de 2004 com os alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola particular de Porto Alegre. Trata-se de um trabalho que teve por objetivo investigar o desenvolvimento das produções textuais dos alunos no ambiente interativo dos grupos de Internet. Para desenvolver essas produções, os alunos trabalhavam com os pressupostos do Educar pela Pesquisa: questionamento das verdades conhecidas, reconstrução de argumentos e a comunicação dos resultados. Nesse sentido, tais pressupostos foram desenvolvidos por meio da escrita, utilizando o ambiente interativo dos grupos de Internet para que os alunos socializassem as suas pesquisas com os seus colegas e o professor, que também participava como mediador das relações interpessoais no ambiente virtual. Assim, o processo produtivo de cada um era acompanhado por todos, o que proporcionava o envolvimento permanente dos alunos em suas aprendizagens. Como resultados desse processo, destacam-se três categorias que favoreceram a aprendizagem dos alunos trabalhando o Educar pela Pesquisa com o uso de grupos de Internet: a comunicação entre os sujeitos, as relações interpessoais e a pesquisa como reconstrução de conhecimento mediada pelo professor.
Keywords: ENSINO EM GRUPO
PRODUÇÃO TEXTUAL
FÍSICA - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: VETTORI, Marcelo. Produção escrita em física com uso de grupos de Internet : aprendizagens significativas por meio do educar pela pesquisa. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3528
Issue Date: 11-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
384257.pdfTexto Completo478.72 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.