Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVettori, Marcelo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744661H6por
dc.contributor.advisor1Moraes, Roque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:18Z-
dc.date.available2006-10-30-
dc.date.issued2006-08-11-
dc.identifier.citationVETTORI, Marcelo. Produção escrita em física com uso de grupos de Internet : aprendizagens significativas por meio do educar pela pesquisa. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3528-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada ao longo do ano de 2004 com os alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola particular de Porto Alegre. Trata-se de um trabalho que teve por objetivo investigar o desenvolvimento das produções textuais dos alunos no ambiente interativo dos grupos de Internet. Para desenvolver essas produções, os alunos trabalhavam com os pressupostos do Educar pela Pesquisa: questionamento das verdades conhecidas, reconstrução de argumentos e a comunicação dos resultados. Nesse sentido, tais pressupostos foram desenvolvidos por meio da escrita, utilizando o ambiente interativo dos grupos de Internet para que os alunos socializassem as suas pesquisas com os seus colegas e o professor, que também participava como mediador das relações interpessoais no ambiente virtual. Assim, o processo produtivo de cada um era acompanhado por todos, o que proporcionava o envolvimento permanente dos alunos em suas aprendizagens. Como resultados desse processo, destacam-se três categorias que favoreceram a aprendizagem dos alunos trabalhando o Educar pela Pesquisa com o uso de grupos de Internet: a comunicação entre os sujeitos, as relações interpessoais e a pesquisa como reconstrução de conhecimento mediada pelo professor.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 384257.pdf: 490207 bytes, checksum: c7751fde77109d0dcbb682058dba3c37 (MD5) Previous issue date: 2006-08-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12845/384257.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENSINO EM GRUPOpor
dc.subjectPRODUÇÃO TEXTUALpor
dc.subjectFÍSICA - ENSINOpor
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProdução escrita em física com uso de grupos de Internet : aprendizagens significativas por meio do educar pela pesquisapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
384257.pdfTexto Completo478.72 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.